Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PADRÃO DE LIDERANÇA

PADRÃO DE LIDERANÇA


Saber quando o administrador deve ser democrático, autocrático, ou ficar no meio-termo, é a característica de um líder bem sucedido. Pondo a maioria dos problemas nas mãos da equipe deixando que ela conduza as coisas daí para frente. Ser meramente elementos catalisadores, refletindo os pensamentos e os sentimentos das pessoas para que elas possam melhor compreendê-los. Com essa dinâmica de trabalho você tomou uma decisão correta, ou seria dar o poder de decisão aos seus companheiros de equipe? Sei que devemos confiar no staff, mantê-lo coeso, fortalecendo-o sempre, para alcançarmos os objetivos. Alguns administradores afirmam que tomar sozinho, decisões que afetam pessoas seria tolice. As decisões devem partir da equipe, sensata, inteligente e bem planejada, do contrário à vaca vai direitinho para o brejo.
É bom, aconselhável discutir com os subordinados, mas esclarecendo-lhes que o gestor ou empreendedor é quem dá a palavra final. Depois da decisão, quanto a uma linha de ação, o que se deve fazer é tentar vender as idéias aos empregados, e convencê-los que elas são excelentes para o sucesso da empresa. Aliás, todos estão ganhando, uns para liderar, outros para trabalhar.
Não é boa idéia, muitas pessoas tomarem decisões que seriam da chefia, se assim proceder não valho meu salário. A empresa jamais deverá ter aspecto da casa de “mãe Joana”, mas de uma empresa forte, sólida e persistente auferindo lucros no dia-a-dia, resultante de bons planejamentos estratégicos, táticos e operacionais. Sempre acreditar na vantagem de que as coisas sejam feitas como planejadas. A empresa não pode perder tempo convocando reuniões a toda hora e a todo instante, alguém tem que assumir as rédeas e essa autoridade é o gestor ou empreendedor, encarregado da liderança padrão da empresa. Responsável, dinâmico, altruísta, trabalhador, inteligente, agir na hora certa, sem esses predicados, a instituição ou empresa estará correndo sérios problemas e riscos. Espante-os. O administrador moderno deve ser ético, ter senso moral, juízo de valor e além do mais ser criterioso e não permitir que o dilema moral vença a luta e a empresa sofra graves conseqüências.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO
ACADÊMICO DA ALOMERCE E MEMBRO DA ACI (ASSOCIAÇÃO).
(CEARENSE DE IMPRENSA).
Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 11/06/2006
Código do texto: T173620
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2096 textos (759850 leituras)
1 e-livros (161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 06:09)
Paivinhajornalista