Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

                      Meio ambiente e nossa responsabilidade 

     Não sou um especialista em meio ambiente apenas contemplador, um observador como todos aqueles que procuram através da natureza contemplar a vida, toda beleza existente, entrar em oração e contato com Deus. A natureza é uma fonte inesgotável de inspiração. 

     Não há como ficar calado e não usar das palavras para refletir, questionar o que vemos acontecer cotidianamente seja por aqueles que são gananciosos economicamente; seja por aqueles que não conseguem perceber suas atitudes de agressão ao meio ambiente devido serem imediatistas não olhando para o futuro vendo que toda a violência que se faz ao ecossistema é revertida à própria humanidade, isto é, a nós mesmos. 

     O homem é apenas mais um Ser Vivo dentro deste universo que é nosso planeta terra. Porém, vários não vê a terra como um habitat e que a existência humana está condicionada ao tratamento que dá ao meio ambiente. 

     Talvez a falta de cuidado com o planeta também está relacionado ao imaginar que o homem tem sua passagem por um período breve em relação a existência do universo, desta maneira vive num extremo egoísmo, isto é, vive pensando em si próprio, no máximo estendendo a seus familiares, deste modo quer aproveitar-se de tudo sem a mínima seriedade com o planeta, não dando conta que tudo que vivemos hoje em ternos de clima, de uma escassez de água, de prejuízos da fauna, flora, de algumas catástrofes naturais são conseqüências de pessoas que pensaram e pensam assim, a humanidade sofre pela falta de responsabilidades dos que nos antecederam no mínimo. 

     Outro fator que colabora para a destruição do planeta está numa falta de políticas públicas ambientais, pois, as grandes potências (países) mundiais, empresas multinacionais por questões econômicas inibi o Estado à implementação de tais políticas. 

     Preservar o meio ambiente certamente deve iniciar deste cedo numa idade ainda infantil, e a Educação tem esse papel fundamental nesta fase pré-escolar como em todo ciclo educacional passando pelo ensino fundamental e médio formando conscientização sobre a importância e a necessidade de preservação do meio ambiente. É necessário que tenhamos cada vez mais o surgimento de lideres afinados que abraçam a causa e assim, tornam verdadeiros ativistas e formadores de opinião. 

     Não podemos ser pessoas imediatistas vivendo apenas o hoje sem um olhar critico para aqueles que nos sucederão possa também viver o amanhã. Não podemos viver exclusivamente o mercantilismo, e a cada atitude cavando um pouco mais a destruição do planeta. 

     Um Estado rico também é aquele que pode dar para sua sociedade alem de uma qualidade e vida em termos econômicos, mas um país que preserva sua geografia exuberante, proporciona qualidade ambiental e preserva suas riquezas naturais. 

     Finalizando este artigo fazendo uma referencia bíblica diria que, quando Deus criou o homem o mundo já estava pronto, ao homem foi dada a responsabilidade de administrar, de zelar, reproduzir, dar nomes a toda a criação. Agir contrariamente de certa forma é pecar contra o outro, contra a si e porque não contra Deus, pois agredir o meio ambiente é atentar contra a vida.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 12/06/2006
Reeditado em 12/06/2006
Código do texto: T174249
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219296 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 18:51)
Ataíde Lemos

Site do Escritor