Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BENTO XVI – O novo Papa católico

Tudo indica que as diretrizes do novo papa estão voltadas para a fé. Pelo menos ele já declarou estar muito preocupado com a falta dela atualmente.

Analisar seu ponto de vista e as possíveis variantes que o caso suscita, nos leva a refletir sobre o significado mais amplo da palavra. O dicionário  nos diz que fé é crença, da mesma maneira como afirma que crente é adepto de seita religiosa ou protestante.

Fé, no entanto, é muito mais que isso. Fé, na verdade, é algo muito mais profundo e mais amplo que a simplicidade da crença.

Quando o Bandeirante queimou um prato de álcool, identificado pelo índio como água, incutiu neste a crença de que o homem branco poderia queimar seus rios.

Quando os fazendeiros criadores de gado leiteiro espalharam a notícia de que a mistura de manga com leite daria cólica pretendiam, apenas, garantir reservas do precioso líquido e incutiram nos seus próprios descendentes uma falsa crença.

Crença, portanto, não é garantia de verdade. Fé, no entanto, não é isso. É muito mais sutil, mais profundo, misterioso. Fé é certeza, certeza absoluta, sem engodo ou ilusão.

Fé é algo que remove montanhas, mesmo que não haja montanha para se ver. Cremos no que vemos e nossos olhos nos traem. Crença, portanto, é ilusão. Fé não!

Alguém duvida? Homens de pouca fé...
Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 12/06/2006
Código do texto: T174461
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lourenço Oliveira
Salesópolis - São Paulo - Brasil
1277 textos (109632 leituras)
23 e-livros (1394 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 10:31)
Lourenço Oliveira