ITAÍBA - PE - A Crítica

São Paulo, 06 de Setembro de 2009.

Ao Excelentíssimo Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, Deputado Guilherme Uchôa.

E aos excelentíssimos Deputados:

Adelmo Duarte – DEM.

Aglailson Júnior – PSB.

Airinho de Sá Carvalho – PSB.

Alberto Feitosa – PR.

Amaury Pinto – PR.

André Campos – PT.

Antônio Moraes – PSDB.

Augusto Coutinho – DEM.

Augusto César Filho PTB.

Barreto - PMN, Bringel – PSDB.

Carla Lapa – PSB.

Carlos Santana – PSDB.

Ceça Ribeiro – PSB.

Ciro Coelho – DEM.

Claudiano Martins – PSDB.

Clodoaldo Magalhães – PTB.

Coronel José Alves – PDT.

Dilma Lins – DEM.

Doutora Nadegi – PMN.

Edson Vieira – PSDC.

Eduardo Porto - PT do B.

Elina Carneiro – PSB.

Eriberto Medeiros – PTC.

Esmeraldo Santos – PR.

Everaldo Cabral – PTB.

Geraldo Coelho – PTB.

Henrique Queiroz – PR.

Isabel Cristina – PT.

Isaltino Nascimento – PT.

Izaías Régis – PTB.

Jacilda Urquisa – PMDB.

João Fernando Coutinho – PSB.

Luciano Moura – do B.

Lucrécio Gomes – PV.

Manoel Ferreira – PR.

Marcantônio Dourado – PTB.

Maviael Cavalcanti – DEM.

Miriam Lacerda – DEM.

Nelson Pereira de Carvalho – PC do B.

Pastor Cleiton Collins. – PSC.

Pedro Eurico – PSDB.

Raimundo Pimentel – PSDB.

Sebastião Rufino – DEM.

Soldado Moisés – PSB.

Sérgio Leite – PT.

Teresa Leitão – PT.

Terezinha Nunes – PSDB.

Venho por meio desta solicitar a vossas excelências e a todos os componentes da mesa diretora desta conceituada casa, que denomina-se - A Casa de Todos s Pernambucanos - e a todos os deputados do estado de Pernambuco, que pelo voto do povo foram eleitos para por este trabalharem e legislar, que ajam dentro dos princípios descrito no artigo 37 da Constituição Da Republica Federativa Do Brasil, quando vierem a analisar os seguintes projetos de Lei:

• Projeto de Lei Nº 68/2007

• Projeto de Lei Nº 67/2007

Esses dois projetos de autoria pelo Excelentíssimo Deputado Claudiano Martins, o primeiro visa à criação do Município de Negras, o segundo a criação do município de Curral Novo ambos no agreste pernambucano. Para o bem de toda da população destas regiões esses projetos devem ser levados a plebiscito, para que a população descida, se quer ou não que esses dois distritos passem a ser municípios e antes da aprovação desses projetos alguns fatores deve ser levados em consideração:

2. Esse projeto de lei visa exclusivamente interesses políticos do deputado em questão, isso por que como seriam na região mais dois municípios para que ele exerça sua supremacia política, visto que hoje, os municípios de Itaíba, Águas Belas e Manari, Tupanatinga e Inajá, são palco de disputas políticas de candidatos, na sua maioria parentes do Nobre Deputado.

3. Como deve ser de conhecimento de todos da Assembléia Legislativa, Itaíba é hoje governada por Marivaldo Bispo afiliado político de Claudiano, pois devido às restrições constitucionais ele não pode candidatar um de seus irmãos, primos, filhos ou sobrinhos, que é o caso de Manari que hoje é governada por Otaviano Martins, irmão do Deputado, Inajá teve a prefeitura disputada por Leonardo Martins, filho de Claudiano, que para o bem de todos não conseguiu se eleger, o mesmo caso acontece com Tupanatinga que teve a prefeitura disputada por afiliados políticos do Deputado e Águas Belas que já foi governada por Nomeriano Martins, Também irmão do Deputado.

4. Itaíba é hoje um berço político de Claudiano Martins, tendo seu filho Juliano Martins como vice-prefeito da cidade, é ele quem na realidade governa a cidade, pois o atual Prefeito apenas serviu de trampolim, pois tendo seu filho como vice, ele, Claudiano Martins, continua a manipular e comandar de maneira indireta a cidade. E quem duvida que o próximo candidato a prefeito de Itaíba não seja o seu atual vice? E assim se perpetua a interminável hegemonia política do Senhor Claudiano Martins.

5. É inacreditável que uma cidade do tamanho de Itaíba, se quer tenha um bom hospital para atender a população, pois o que existe lá mais parece um posto de saúde do que um hospital. Em recente viagem a Itaíba pude comprovar o quanto à cidade em nada mudou depois de dez anos que sai de lá. A cidade se quer tem uma rodoviária para atender a população que freqüentemente se deslocam para as cidades de Arcoverde, Recife e Garanhuns em busca de atendimento médico mais especializado. E quanto isso, não sei onde são empregados os quase 4 milhões de reais que a prefeitura recebe do Governo Federal, mais o impostos que ela arrecada, não sei como um governante de uma cidade prefere pagar cem mil a um artista para se apresentar na cidade do que investir esse dinheiro em obras públicas, ou em saneamento, saúde, moradia, etc. Os esgotos correm a céu aberto, água não tem para atender a população, pois chega um dia e fica 15 sem.

6. Quando sai de Itaíba, a tesoureira era Rogéria Martins, irmã do então prefeito Claudiano Martins, a então tesoureira exerceu seu cargo, por dois mandatos, o mesmo período que o irmão foi prefeito, tudo bem, é cargo de confiança de livre exoneração e nomeação, mas para minha grata surpresa, em minha recente viagem descobri que a mesma tesoureira de Itaíba é hoje a tesoureira de Manari, onde é prefeito o Senhor Otaviano Martins, também seu irmão, no entanto a Senhora Rogéria Martins, construiu a beira de BR que serve de acesso as duas cidades, um luxuoso motel, surge neste caso a pergunta que não quer calar, quem em uma cidade como Itaíba ou Manari, possui renda para freqüentar o motel? Se as pessoas vivem de salário mínimo, e muitos não têm dinheiro para seu próprio sustento, e mais, a Senhora Rogéria ganha o suficiente como tesoureira para ter renda o suficiente para construir um motel daquele porte? Esse motel não estar servindo como pano de fundo para lavagem de dinheiro?

7. Ainda em minha recente visita a Itaíba, fui à festa de cidade de Manari, que é administrada pelo Senhor Prefeito Otaviano Martins, irmão do Deputado Claudiano Martins, são quase nove noites de festa, no último dia se apresentaria o cantor José Augusto, tal artista não cobra menos que 50 mil reais por uma apresentação, enquanto os demais artistas devem cobrar em torno de 10, 20 cada um. Fico boquiaberto como um prefeito de uma cidade como Manari, que é considerada o município com o pior índice de IDH, e maior taxa de mortalidade infantil do país, segundo dados do IBGE, e em recente matéria jornalística apresentada pelo dominical Fantástico de Rede Globo de televisão, Outra coisa, muito pior do que isso é o fato de quando os artistas vão agradecer pelo convite para cantar na festa, começam agradecendo ao tesoureiro, ao secretario disso e daquilo, e ao prefeito citando sem a menor cerimônia, ou por ignorância política ou a pedido dos próprios, os nomes de todos, o que é expressamente proibido pela legislação eleitoral. Ou seja, lá eles usam a máquina pública sem a menor cerimônia para se promoverem.

8. Sendo assim, fica claro o motivo pelo qual o Deputado Claudiano Martins quer que os distritos de Curral Novo e de Negras tornem-se municípios, ele quer é manter sua hegemonia política na região, pois seriam mais duas cidades para ele candidatar parentes e afiliados políticos.

9. Neste caso fica provado que essa asnice do Nobre Deputado visa apenas interesses pessoais e não os interesses da população daquela tão sofrida região.

10. Os distritos de Curral Novo e Negras não conseguirão se manter, independentes dos municípios dos quais dependem hoje, no caso de Negras, Itaíba, e no caso de Curral Novo, Águas Belas, isso por que ele não tem economia própria, como afirma argumentos apresentado pelo Deputado, e muito menos população necessária para emancipação, como determina a Constituição Federal.

No caso a aprovação desses dois projetos ele poderiam ser revogados futuramente, já que existem hoje no Brasil mais de 30 municípios que tiveram emancipação mais não foram reconhecidos pela União conforme estabelece a Constituição Federal que é o caso de Manari e a Cidade de Antonio Carlos Magalhães na Bahia.

A constar às acusações feitas pelo MPF que indiciou o deputado e seu irmão Nomeriano em 2008 por crimes de desvios de verbas públicas entre outras acusações que podem se verificada nos seguintes links:

http://www2.uol.com.br/JC/_2000/1806/po1806d.htm, http://www.sindicatomercosul.com.br/noticia02.asp?noticia=27787 http://www.blogdacoruja.com/?p=612 http://www.aoss.org.br/forum/index.php?showtopic=16964&mode=threaded

Espero sinceramente, como cidadão pernambucano, conhecedor das condições dessas regiões que essas considerações sejam levadas em consideração, pois, creio que por desconhecimento ou ignorância política as pessoas envolvidas nestes projetos não possam manifestar sua opinião, e isso deve ser levado nas considerações finais, antes da aprovação desses projetos pela bancada da assembléia legislativa.

Pelos motivos expostos acima, e pelos os que todos devem conhecer, remeto ao e-mail de cada um dos Deputados da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco este manifesto.

Atenciosamente,

Adriel Gael.

Adriel Gael, Itaibense indignado, Poeta, Ator, Professor, e Escritor, formado em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco em São Paulo, atualmente estudando História pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, mora em Guarulhos – São Paulo, e há 10 anos que deixou Itaíba em busca de novos horizontes.

Adriel Gael
Enviado por Adriel Gael em 19/09/2009
Reeditado em 12/03/2011
Código do texto: T1819792