Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Será que a gente sabe , mesmo ? Hamlet ,de Shakespearer...




          Todos  sabem que é muito fácil , quase comum , ouvirmos falar em ShaKespeare .  E quem fala , fala com uma pose que parece conhecer o dramaturgo , entre outras coisas , a fundo . A frase  To be or not to be, sae das bocas de uma chusma de pseudos  shasperianos , que já virou até , o que aqui, a gente chama de "carne de vaca" .
          Tem gente que fala e sabe , mas, o pior é que a grande maioria não sabe , nada.  Nem em que época ele viveu , suas obras , a nacionalidade, um pouco da sua história e personalidade. Não sabe nem citar uma obra do dramaturgo . E se citar , não sabe o nome do livro, porque foi o primo quem leu e vai emprestar o livro na pr´´oxima semana.  Essa , é sempre a desculpa .
          Reconheço que é mesmo muito difícil . Que o diga Gerald Thomas e outros diretores ou cineastas que tiveram a honra de dirigir ou mesmo interpretar uma das obras de Shakespeare . Bem , eu não estou cricando destrutivamente quem não sabe. O que eu fico a pensar que os prórios se enganam , sabendo só o TO BE OR NOT TO  BE. Será que sabe  conjugar o verbo TOBE ??? rsrs E o que a gente não aguenta , depois é o discurso do o porquê que ele não sabe. Bota a culpa em todo mundo , até em jesus Cristo . E sempre com voz lamuriosa , num discurso esquerdista , de má qualidade. Ele também não sabe ser esquerdista .  rsrs. E a lamúria ... é de lascar.!!! rsrs.

          Bom , resolvi lembrar o filme Hamlet . Assistindo ao filme, quem sabe, pode ter mais um viés de cohecimento do autor.


                             HAMLET  - URSS ,  hoje CEI
     Baseado na obra de Skakespeare - ( o filme 1964 , bem entendido)
     Roteiro e Direção :  Grigori Kozinsev
     Fotografia :  Andrei  Moskuin e Yona  Gritzus
     Cenógrafia : E. Eney , G. Koprakov e S. Virsaladze
     Música : Dimitri Shostakovitch

     Elenco : Smorktunowisk  ( HAMLET )
                 Anastassia  Verstinskaya (Ofélia)
                 Mikhail Nazvanov ( Claudio )
                 Yuri Tolubeev( Polonio )
                 Elza  Rodzinszolkonis


 SÍNTESE da PERSONALIDADE  e TRABALHO de GRIGORI KOSINTSEV

          Grigori nasceu em Kiev ( lembra de dr. Jivago ? )  , aos 22  de
março (ariano. putz...)de 1905. Bem jovem , com Meyrhold iniciou-se em cinegrafia . Em 1922, com o crítico de arte  Leonid Trauberg e o cenógrafo Forreger , funda a Fábrica ou A ESCOLA DO AUTOR EXCÊNTRICO.

          De seu período  em teatro  destaca-se a montagem do HYME , NEU , de Gogol , dentro do melhor estilo do .Circo e do Music Hall. Em 1924 começou sua vida de cineasta, transpondo para o cinema as praxes do estilo teatral embora de modo mais flexível e amplamente diversificado.

          Depois do seu primeiro filme , As Aventuras de Octobrina , ele entendeu  que o cinema em si  é algo muito diferente  de uma pretensa arte , decalcada no Teatro! Nesse meio tempo , depura sua arte com  o intelectualismo de Eisenstein , prcurou o lirismo com
 Poudovikne e Dovjenko . Rejeita os defeitos do formalismo , na acepção em que chegava  ao ponto de "transfigurar" o real. Eem que
 tentava mostrá-lo com uma espécie  de beleza abstrata.
Mas defendeu as exigências formais da arte . Torna-se então o maior codificadore representante do REALISMO SOCIALISTA , no cinema Russo.
Percebeu que o contúdo precisava combinar com a forma. E nada então de endeusar ou transfigurar  Projetar o mais natural possível, sem endeusar , sem parecer uma coisa inverossimel, esteticamente falando. Kozintsev morreu em 1973. Com a invasão da Russia pelos nazistas  interrompeu o seu trabalho de cineasta e acabou só fazendo roteiros de alguns clásicos da literatura. Chegou a receber o  prêmio Stalin  e reiniciou a sua labuta  no cinema com HAMLET .Recebeu o prêmio Lenin depois de reiniciar sua carreira com Hamlet.


          Bem , depois da síntse do diretor do fime , uma rápida síntese do autor da obra : Shakespeare , seu autor original.
          SHAKESPEARE , sempre engendrou suas Tragédias  com estruturas de verdadea surpreendentes. Com vigor imenso no pensar e no sentir cada impulso passional do ser humano. Foi sempre simples, mas genialmente incrível , terrível , gracioso, patético, burlesco , profundo, melancólico , zombeteiro . Ele se entregava totalmente à fantasia  , poderosa, que ilumina  sua inteligência na mais liberdade criadora . Creio que com estas notas individuantes de Shakespeare ,
 do diretor do filme , teráo um prazer mais duradouro , aquele que assistirá ao filme . Ou a quem vai rever  , porque certamente já tenha assistido . Mas , na minha opinião a gente ten que assistir , mais de uma ou duas vezes , até mais ,porque em cada uma das vezes, descobre algo que nãopercebeu da primeira vez, Evidentemente é complexo e divide os gostos.  Quem é apaixonado pelos filmes água com açucar, provavelmente odiará ou já descartou ,de vez, as obras de Shakespeare . Já , outras pessoas são assistentes inveterados das  suas obras.
          O filme é  p&b , ou seja , preto e branco . ´R encontrado em locadoras  ( mas não em todas) .  É belíssimo poque junta a obra com a maestria do diretor Kozintev . É um filme denso, pesado, claro , para os nossos valores ocidentais . Mas ...
          Rei  Lear e  D. Quixote , fazem parte da filmografia de Kozintev , entre outros. O mais antigo e de 1924 :  As Aventuras de Octobrina  e o último foi em  1970 , 3 anos antes dele morrer : Rei Lear  ( também de Shakespeare ) . E muitos outros que não vou elencar aqui . Não adianta ficar falando, tanto nos tíulos , sem analisar ou mesmo sintetisar a obra )

          Shakespeare ou melhor William Shakespeare  nasceu em  1564
 e faleceu no início do séc. 17 - 1616. Dramaturgo e poeta inglês . Sua consagração se deu , graças à complexidade de seus personagens . Com poeta ele escrevia versos brancos e usava metáforas profundas . Foi , realmente, um gênio.
 
          GOGOL , Nikolai Vasilievich - nasceu na Ucrãnia, 1809 e morreu em 1852 , com apenas 53 anos. Era romancista  e dramaturgo.


          P.S _ Eu já falei 300 vezes que tenho dificuldades com nomes.
Gostaria de perguntar ao VYgotsky, quantos "ANOS" as crianças russas levam para aprender a escrever o nome todo. rsrs . Seria  no nível Real ou no nível Potencial ??? Pedagogas (os) me ajudem... rsrsrs . Eu , acho que estaria até hoje aprendendo a escrever meu nome... aqueles pequeninos nomes russos . rsrsrs.
          Fico por aqui, frustrada em ter dificuldade  ao
  escrever os nomes russos . rsrs Até ...
   São tão fáceis ... ! rsrs   -  Eu é que sou boba !! rsrs

                                           ::: Callena :::r


                                 



     
kalena
Enviado por kalena em 27/09/2009
Reeditado em 28/09/2009
Código do texto: T1834807
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
kalena
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
1595 textos (383602 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/11/14 15:47)
kalena



Rádio Poética