Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O que estará em xeque nas próximas eleições é a ética 

     Todos aqueles que atuam na área social, vê a realidade social democrática por um lado diferente de muitos. Não porque seja melhor ou mais informado, mas sim, porque observa a realidade por diversos prismas, também se torna mais exigente e questionador. 

     O trabalhar social já implica alguns valores interessantes, um deles é o questionamento do valor da vida, por este ângulo vemos que existe muito falar e pouca ação de fato. Outro valor interessante levantado é a questão ética, pois se a democracia é um governo do povo e para o povo não há como admitir que aqueles os quais escolhamos pra ser o regente do país usam dele para beneficio próprio e do grupo que representa. Políticos que fazem determinadas obras sociais para agradar parte da sociedade, porém o objetivo fundamental do poder é o enriquecimento imoral através de ações licitas. 

     Quando o Brasil fez uma opção por Lula em 2002, o país estava com um sentimento profundo de tristeza, somente esperando o momento de mudar a realidade, desta forma a maioria dos votos destinados ao PT foram de protestos e de esperança. Muitos que votaram em Lula não são políticos, nem partidários ideológicos, pelo contrario, cidadãos que acreditaram em outros rumos para país. 

     Muitos dos cidadãos estavam indignados com a desapropriação do país com as vendas das empresas estratégicas estatais a troco de banana; estavam cansado dos discursos demagógicos de FHC que com persuasão, tentava iludir os brasileiros com um discurso no país e aos pobres, e outro completamente diferente no estrangeiro e para os ricos; os bancos e o capital especulativo sobrepondo ao social – dava com uma mão iniciando a política assistencialista e retirava com a outra para os ricos; os agricultores estavam quebrados com a política que FHC fazia para agradar os pobres quebrando os agricultores com importações de produtos agrícolas. Enfim, era tantas situações negativas que o povo só aguardava o momento de dar o troco, o que aconteceu nas urnas. 

     Pois bem, com Lula mesmo que muito não o confiavam, resolveram dar um voto de confiança, pois a sociedade estava num profundo dilema votava em Lula e arriscaria uma mudança ou continuaria a política destrutiva de FHC, assim, optaram por votar em Lula. Ele tinha um discurso nacionalista; criticava os piores pontos de FHC, criava esperança de mudança e um dos pontos fundamentais que se apresentava estava na conduta ética do partido. 


     Embora, o Ser Humano seja extremante egoísta, sempre estar na busca primeiro de seu beneficio, tem uma semente que está intrínseca que é o amor. O Ser Humano é dotado por uma espiritualidade. Mesmo que a dimensão espiritual aparentemente possa parecer estar adormecida ela é viva se manifesta quando vê a injustiça acontecer; quando sente a opressão pelos mais fracos; se manifesta quando percebe a falta da conduta ética de determinadas pessoas. 

     Podemos dizer que é isto que vem acontecendo mesmo lentamente. A sociedade como um todo através das mensagens que estão sendo trazidas através da mídia, da oposição começa a despertar por este sentimento de traição, de falta de conduta, postura ética, de patriotismo. 

     Mesmo este governo apresentando a sociedade uma prestação de contas substancial ao seu antecessor, pecou naquilo que jamais poderia que é a mentira, o sonho de um país mais justo e nacional. Nesta eleição o que estará em xeque é a ética, embora o governo tente desviar o foco querendo divulgar suas realizações.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 01/07/2006
Reeditado em 01/07/2006
Código do texto: T185608
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219503 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 03:33)
Ataíde Lemos

Site do Escritor