CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O ósculo...


Antigo costume do Oriente para exprimir acatamento, reverência e afeto, conforme os seguintes textos da Bíblia:
Gênesis 29:13 – Ora, sucedeu que, assim que Labão ouviu a notícia a respeito de Jacó, filho de sua irmã, saiu correndo ao encontro dele. Abraçou-o e beijou-o, e trouxe-o para dentro de sua casa. E ele começou a relatar a Labão todas estas coisas.
Rute 1:14 – A isso levantaram as suas vozes e choraram de novo. Após o que Orpa beijou a sua sogra. Quanto a Rute, apegou-se a ela.
O Cântico de Salomão 1:2 – Beije-me ele com os beijos da sua boca, porque as tuas expressões de afeto são melhores do que o vinho.
Atos dos Apóstolos 20:37 – Deveras, irrompeu muito choro entre eles todos, e lançaram-se ao pescoço de Paulo e o beijaram ternamente.
Este costume ainda é conservado por alguns maçons que o trocam em determinadas cerimônias como prova de seus sentimentos fraternais. O beijo (ósculo) é um ato de afeto praticado especialmente na Maçonaria é dado na testa em sinal de regozijo por receber mais um irmão no quadro de obreiros da arte real como um sinal de boas vindas. O ósculo obedece mais os costumes dos povos de cada país. Há países, especialmente no Oriente, que o usam como saudação. Aqui em nosso meio se vê mais a prática do ósculo entre as mulheres no sentido de saudação.
O significado do beijo entre irmãos maçons demonstra afeto e carinho; sem qualquer malícia, o qual é aposto nas faces. O calor do aperto das mãos, o abraço e o ósculo são expressões comuns, que não escandalizam, mas estreitam uma amizade. A mulher para nós, maçons, é a maior estrela brilhante neste universo. Tanto é verdade que, quando iniciamos na Ordem Maçônica, nos é entregue dois pares de luvas brancas, sendo um par para nosso uso e o outro para a mulher que mais estimamos. As luvas, na Maçonaria, é símbolo de pureza e de candura e também de inocência. Por isso as luvas devem ser brancas. Usadas pelo homem, devem relembrar-lhe a mansidão e a pureza a que está obrigado, e aquelas entregues à mulher simbolizam que o maçom deve ter consideração pelo belo sexo, presenteando-as não à mulher que mais ama, mas àquela que considera mais digna de ser amada. A Maçonaria faz-nos sentir que, se quisermos um mundo melhor, devemos começar por melhorar a nós mesmos. O maçom sabe, por amar a liberdade, que deve sempre expor e nunca impor.

Segue texto sobre o assunto do Ir.: Milton Norita:

1º - Em alguns ritos maçônicos subsiste o ósculo da fraternidade que é depositado pelo dirigente da cerimônia na fronte do neófito.
 
2º - A intenção do ósculo é "tocar" a mente, para apor-lhe o "selo místico". Beijar, maçonicamente, é "selar".
 
3º - O beijo fraterno entre os irmãos, aqui no Brasil proveio da Europa, onde os amigos saúdam-se através do ósculo. Esse costume surgiu nos países árabes.

4º - Sendo os lábios uma parte muito sensível do corpo, cujo tato vem acentuado para a seleção dos alimentos, essa sensibilidade transforma-se em afeição.
 
5º - O calor do aperto das mãos, o abraço e o ósculo são expressões comuns, que não escandalizam, mas estreitam uma amizade.

 Por José Pedroso
Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 25/10/2009
Reeditado em 28/11/2009
Código do texto: T1886107
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Josepedroso
Frutal - Minas Gerais - Brasil, 70 anos
431 textos (117392 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/08/14 20:14)