Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Carência de escritores de segunda!!!

    Não há nada mais clichê ou lugar-comun do que a frase "O jovem atual não gosta de ler". Lê-se ou ouve-se isso em todos os lugares, dito em sua maioria por pais desanimados pela falta de entusiasmo que os filhos demonstram pelos livros. Isso talvez se dê pelo fato de que a literatura brasileira tem uma enorme carência de escritores voltados ao entretenimento puro e simples. Tipo de livro considerado por muitos críticos brasileiros, numa atitude preconceituosa e atrasada, como "segunda categoria".
    Paulo Coelho é tido como uma unânimidade no mercado internacional. Um grande escritor, eleito o brasileiro mais influente da atualidade, atrás talvez somente de Pelé. A filha de Bill Clinton afirmou certa vez que "O Diário de um Mago" é seu livro de cabeceira. No entanto, o escritor é desprezado por muitos críticos e professores brasileiros, que o tem como escritor "de segunda" ou "cultura inútil".
     As escolas colocam clássicos como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Vidas Secas, Macunaíma, entre outros, no programa do ano letivo. O aluno, por sua vez, desinteressado, lê somente o suficiente para decorar um ou dois nomes, a fim de que tire uma nota aceitável na prova.
     Nada contra a literatura machadiana ou qualquer outra clássica, mas talvez fosse mais interessante se as escolas colocassem livros como Paulo Coelho, Luís Fernando Veríssimo, Jô Soares e outros voltados para o entretenimento e humor, para que o aluno adquirisse o prazer da leitura primeiramente.
      Esses são livros leves e divertidos, que levariam o aluno a sentir o gosto mágico da leitura, e só depois, maduros e experientes, passariam a ler Machado de Assis e compreender a obra do grande mestre em toda a sua complexidade e beleza.
      Talvez falte somente esse incetivo para que nosso país leia cada vez mais, os jovens contraiam cada vez mais um vício agrádável, que, felizmente, não se cura. Esse vício é o vício de ler e aprender cada vez mais.
Machado Machado
Enviado por Machado Machado em 06/07/2006
Código do texto: T188985
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Machado Machado
São Luís - Maranhão - Brasil
7 textos (426 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 16:08)