PARA REENCONTRAR O NATAL

Foi-se o tempo em que o Natal tinha um significado mais sublime e nos servia de guia para uma reflexão profundamente espiritual. Na verdade o Natal não era só um dia, era um período em que se celebrava emotiva e devotadamente a vinda desse ser espiritual único em iluminação e saber, que veio nos trazer dos planos espirituais superiores novas diretrizes para guiarmos nossas vidas de forma a nos elevarmos espiritualmente desde a nossa vida terrestre.

Passou o tempo também em que se contava para as crianças a história do menino Jesus, um ser nascido em uma pobre manjedoura, mas, que transcendendo a pobreza material transformou-se no mais vigoroso exemplo de abnegação e perseverança no cumprimento de sua missão iluminadora da humanidade. Hoje não reverenciamos mais o Natal como um tempo de transformação, por que deixamos cada vez mais que o mundano e ilusório nos furtasse nossa emotividade autêntica. Nem mesmo os afetos do Natal sobreviveram à frieza das comemorações, muitas vezes embaladas pela falta de sentido do que se festeja. A alegria do Natal tem sido só caricatura do que poderia ser, já que ela se apresenta nos presentes, nas bebidas, nas comidas, mas, longe, bem longe dos nossos corações e espíritos.

O Cristo que nos ensinou que o amor, a tolerância, a humildade, a caridade e a benevolência deveriam plasmar nossas ações todos os dias e a qualquer tempo, há muito está esquecido. Assim como o “Pai” que o enviou para que nos guiasse no caminho para o “reino dos céus”. Em decorrência disso, falta cada vez mais paz entre nós; falta solidariedade, compartilhamento e amor.

Então há que se perguntar: onde estarão os homens e as mulheres de boa vontade? Criaturas que tanto o Cristo exaltou em suas prédicas, onde estarão? Provavelmente em algum lugar do caminho nos perdemos, algum atalho infeliz nos afastou da verdade e da vida. Se assim foi, então amigos e irmãos de jornada, creio que precisamos urgentemente encontrar a nós mesmos e deixar que o brilho da estrela-guia nos aponte o caminho para, como pródigos filhos, regressarmos para casa...

Boa Reflexão, um belo reencontro com o Natal e com você.

Feliz Natal e um 2010 repleto de boas realizações, saúde e paz...