Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Uma Idéia - A Administração e a Globalização


               A Administração e a Globalização

As estruturas administrativas utilizadas atualmente foram desenvolvidas em condições de atuação diferente das que temos hodiernamente. No período desse tipo de administração, as condições eram estáveis, praticamente sem nenhuma influência do mercado mundial. Existia sim uma pressão competitiva, mas muito reduzida, que nem de longe se iguala a competição do mundo contemporâneo. As estruturas eram centralizadas, os produtos padronizados, onde se usufruía de um longo ciclo de vida útil e a demanda de mercado era bem menor. Entretanto, com as novas tecnologias, o surgimento da Internet e o avanço das comunicações, o mercado tornou-se dinâmico, aberto e internacionalmente concorrido, exigindo das empresas, um maior poder de “fogo”.Nesse estudo, veremos um pouco de como administrar   num mundo globalizado.
     
            ADMINISTRANDO NUM MUNDO GLOBALIZADO

As transformações ocorridas no mundo globalizado, trouxe em seu bojo, uma conseqüência dura para as empresas, a dificuldade em prever o futuro.Prever o futuro em administração, basea-se num modelo preditivo, no qual a empresa pode-se valer de uma estratégia de ação, com várias alternativas, mas se ocorre uma redução nessa capacidade preditiva de observar as mudanças, a administração reduz suas chances de socorrer a empresa num possível entrave global  sem poder controlar seu futuro.
Essas mudanças têm suas origens em diferentes fatos, tais como: social, político, tecnológico , etc... Mas devido ao mundo globalizado, afeta cada vez mais uma parcela maior da população. O administrador que não analisa a sua empresa inserida no mundo globalizado, e vê isso como algo distante, tende a perder totalmente a direção e transformar a empresa em que trabalha numa “geringonça” sem a menor competitividade e totalmente fora do mercado competitivo, colocando dessa forma a empresa em sério risco.

                  EQUIPES DE TRABALHO

               Com a Globalização, a Administração deverá ganhar uma nova faceta: A pluralidade. A natureza de mudanças e a fragmentação em assuntos específicos, exige uma ação onde uma pessoa sozinha torna-se humanamente impossível de controlar uma grande empresa e até mesmo as empresas de pequeno e médio porte sentem uma carência muito grande de uma equipe consolidada de trabalho. O processo de adequação operacional de uma empresa, deve se tornar cotidiano dentro dela, chamando o grande grupo para as responsabilidades e agregando valores. Profissionais capacitados e altamente qualificados devem formar grupos de decisões. O estudo no mundo globalizado deve ser contínuo. Muitas funções dentro de uma empresa, tornou-se inviável sua separação, tais como: planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional. Os profissionais desse grupo devem estar coesos e “antenados” com as novas mudanças para continuarem competitivos no novo mercado globalizado.

          A PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES EMPRESARIAIS

                A programação das atividades é o principal ingrediente para alcançar um objetivo. Essa regra vale em todos os campos da vida, principalmente em atividades empresariais. A empresa deve determinar os meios e os recursos de que dispõe para alcançar a sua meta.

                 No mundo da Globalização, atingir metas requer um alto grau de competitividade, devido ao excesso de oferta, onde o que impera é a qualidade do serviço prestado ou do produto vendido. A flexibilização, o descartar de níveis hierárquicos intermediários e a aderência de novos talentos de vários setores da empresa, ajudará a consolidá-la como competitiva no mundo dos negócios, dando maior rapidez às respostas de mudanças mundiais.


            ADMINISTRANDO NA ERA DA INFORMAÇÃO

                Para alcançar os objetivos propostos, a administração de uma empresa no mundo globalizado, deve obter as informações e influenciar o comportamento de seus funcionários para que trabalhem em função da realização de suas metas. A gestão empresarial, seja no papel do presidente, diretor, gerente ou outro tipo de chefia deve primordialmente atuar para que os funcionários sob seu comando desenvolvam o espírito corporativista para enfrentar as variáveis internas e externas de que depende o funcionamento da organização. Fazendo isso, a empresa se tornará resistente e poderá suportar os altos e baixos da globalização. Através desse estudo podemos sentir que  administrar uma empresa no mundo contemporâneo é uma tarefa árdua, que exige uma complexidade profissional e uma progressão de estudos permanente. O mundo globalizado, tornou-se muito “pequeno” e as variáveis de qualquer país, pode desestruturar empresas “ditas” consolidadas no mercado. Administrar com competência, exigirá no mundo moderno, uma nova visão, onde a distância é um fator que deve ser eliminado. A gestão que utilizar com proveito  os meios tecnológicos e seguir a tendência do mercado, com toda a certeza, conseguirá obter um êxito incomensurável em suas negociações.


               
Telêmaco Marrace de Oliveira
Enviado por Telêmaco Marrace de Oliveira em 22/07/2006
Código do texto: T199601
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Telêmaco Marrace de Oliveira
Blumenau - Santa Catarina - Brasil, 44 anos
258 textos (58238 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 00:32)
Telêmaco Marrace de Oliveira