Porque nenhum brasileiro ganhou o Premio Nobel?

Caros leitores, aproveito esse texto para questionar e criticar o porque de até hoje nenhum brasileiro ter ganhado o premio Nobel, já tivemos muitos indicados e fomos responsáveis por descobertas significantes para o mundo, e até hoje nenhum cidadão brasileiro trouxe o Nobel para cá que por algum motivo o Comitê do Nobel não gosta do Brasil.

A Fundação Nobel foi criado em junho de 1900 para premiar aqueles que prestaram grandes serviços para a Humanidade nos campos da paz ou da diplomacia, literatura, química, fisiologia ou medicina e física.

O premio Nobel da Economia foi acrescentado pelo Banco da Suécia a partir de 1969, e os laureados de física, química e economia são escolhidos pela Real Academia Sueca de Ciências; os de fisiologia ou medicina, pelo Real Instituto Carolíngio Sueco de Medicina e Cirurgia; o de literatura, pela Academia Sueca de Letras; e o de paz, por uma comissão de cinco membros nomeada pelo Parlamento norueguês.

Essa Fundação foi instituída pelo químico industrial Alfred Nobel (1833-1896), criador da dinamite, da gelatina explosiva e de outros detonantes, mas na verdade Nobel não sabia que sua invenção cairia em mãos erradas e seria usado para a morte de milhões de pessoas, ele criou esses explosivos com o intuito de abrir buracos e desbloquear passagens, ele chegou a ser estigmatizado como cientista louco e mercador da morte após um acidente com uma substancia que levou o óbito de seu irmão caçula.

É possível que essa visão antecipada do seu obituário tenha despertado nele o desejo de modificá-lo. Daí sua decisão de premiar aqueles que, no futuro, servissem ao bem da Humanidade algo que estabeleceu em seu testamento onde estabelecia também que a nacionalidade das pessoas não seria considerada na atribuição do prêmio (acho que essa parte não ficou bem clara) e a primeira premiação ocorreu em 1901.

PRÊMIO NOBEL DA MEDICINA:

Desde então o único nascido no Brasil a ganhar o premio Nobel foi o zoólogo Peter Medawar que ganhou o Premio Nobel da Medicina em 1960, porém ele assumiu a nacionalidade inglesa, país onde se naturalizou.

Muitos brasileiros tem sido indicados, entre eles Carlos Chagas (1878-1934) que chegou a ser indicado 4 vezes para o Nobel da Medicina, ele foi o único cientista a identificar todo o ciclo da doença que ele batizou de "mau de Chagas" e não foi premiado, o cumulo do absurdo.

Outro forte indicado ao Nobel da Medicina foi o brasileiro Miguel Nicolelis, diretor do Laboratório de Neuroengenharia da Universidade Duke, que ganhou notoriedade com os resultados dos seus implantes no cérebro de mamíferos, em especial macacos, que, através de sinais neuronais, movem braços robóticos ou fazem andar um robô.

Na medicina podemos citar também o carioca Mauricio Rocha e Silva, o descobridor da bradicinina, substância importante para o controle da pressão arterial e Sergio Henrique Ferreira, que a partir da bradicinina, ajudou a criação de drogas junto com o britânico John Vane, só o inglês foi premiado.

PRÊMIO NOBEL DA FÍSICA:

Outra questão a ser discutida, Alberto Santos Dumont foi o primeiro homem a levantar voo com um objeto mais pesado que o ar, ele praticamente foi o criador do avião, mas muitos atribuem essa invenção aos irmãos Wright, por terem voado num pseudo avião em 1903, antes de Santos Dumont, o que muitos não lembram é que eles realizaram tal ato com a ajuda de uma catapulta, e Santos Dumont levantou o avião por meios próprios, sinceramente, Santos Dumont merecia ganhar o Nobel da Física.

Outro injustiçado que merecia o Nobel da Física foi o brasileiro César Lattes que comprovou experimentalmente a existência da partícula subatômica méson pi, mas quem levou o prêmio foi o britânico Cecil Powell, que ajudou na redação do estudo. E na física podemos citar também Mario Schenberg que formulou com George Gamow, o processo Urca, que explica a perda de energia nas supernovas comparando-a ao sumiço da grana nos cassinos da Urca (RJ).

PRÊMIO NOBEL DA QUÍMICA:

O único brasileiro a ser indicado para o Premio Nobel da Química foi Otto Gottlieb, nascido na Republica Tcheca e naturalizado brasileiro, ele inventou um índice para medir a biodiversidade de ecossistemas como a Floresta Amazônica e a Mata Atlântica.

PRÊMIO NOBEL DA LITERATURA:

Na Literatura existem muitos nomes nossos indicados, e conhecido por muitos de nós brasileiros como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Jorge de Lima.

PRÊMIO NOBEL DA PAZ:

No Nobel da Paz já tivemos muitos indicados como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Zilda Arns, o sociólogo Betinho, irmã Dulce e o pastor e deputado federal Manoel Ferreira entre outros.

Vou falar de outro injustiçado, este não é brasileiro mas acredito que tenha sido o mais injustiçado de todos, o indiano Mahatma Gandhi, ele foi o formulador da filosofia da Não Violência, e conseguiu tornar seu país, a Índia um país independente da Inglaterra, umas das maiores potencias da época, sem apelar para a violência, um feito inédito, praticamente a mesma coisa que nadar contra uma correnteza fortíssima com as mãos amarradas nas costas, outros com a mesma filosofia de Gandhi como Martin Luther King Jr. e Dalai Lama ganharam o Premio Nobel da Paz, sinceramente, Gandhi merecia o Nobel muito mais do que o presidente dos EUA Barack Obama, na linguagem popular eu diria que o fato de Obama ter sido laureado com o Nobel da Paz foi uma tremenda puxação de saco da comissão de cinco membros nomeados pelo parlamento norueguês, até Zilda Arns, a fundadora da Pastoral de Criança e falecida recentemente no terremoto que ocorreu no Haiti, merecia muito mais esse premio do que Obama.

Por isso eu defendo que os brasileiros se reúnam e criem um Comitê para nomear e premiar nomes nossos, já que o mundo nos discrimina, vamos pelo menos nos valorizar pois apesar da corrupção somos uma grande nação que provamos sermos capazes de muito, demos muita contribuição para o mundo e continuaremos dando, Brasil, veras que um filho teu não foge a luta.

A TODOS QUE LERAM, COMO EU SEMPRE DIGO, OBRIGADO PELA LEITURA E TENHAM UMA ÓTIMA SEMANA.