Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

importância do reconhecimento profissional e da sindicalização da categoria de necropsia

A área de necropsia encontra suas dificuldades em vários locais do mundo. No Brasil não é  diferente, isso também se deve ao fato e ser uma área cheia de preconceitos.

Reconhecer no Brasil essa profissão será necessário uma sindicalização e uma forte união de categoria. Um dos grandes problemas de se erguer um sindicato de necropsia é a própria auto desvalorização dos trabalhadores. Pensando em modificar esta situação, um grupo de profissionais, servidores do IML, uniram-se com ideais de formar um órgão representativo, com intuito de chamar atenção das autoridades e da sociedade, quanto as dificuldades e necessidades da área/categoria nascendo em 12/12/1998 o SINTANSP – Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Necropsia do estado de São Paulo, que abrangia os IMLS e SVOS. No decorrer dos trabalhos analisamos que a abrangência de nossa categoria é muito maior, pois existem profissionais na área pós-necro em cemitérios, funerárias, e hospitais que precisam de um órgão para defender seus direitos e ergue sua bandeira em conquista de reconhecimento e valorização, assim, alterou-se o estatuto do SINTANSP, passando denominar como SIPONESP – Sindicato dos Profissionais em Procedimentos Pós-Necro do Estado de São Paulo, desta forma representado sem distinção a todos os profissionais que atuem direta e indiretamente no seguimento de necropsia e pós-necropsia. Nosso intuito é sindicalizar desde os estudantes de cursos de necropsia, os farmandos que atuam e os que não atuam ainda, os trabalhadores da área, os profissionais aposentados e os profissionais de apoio que atuam nos procedimentos após a necropsia. A área de tanatologia compreende a necropsia e também o que envolve os cuidados pós necropsia.

A tentativa de levar o sindicato adiante foi caindo diante das dificuldades da época. Agora com a era da internet e acesso fácil a mídia, os profissionais responsáveis pela ideologia sindical querem reativar o sindicato com força total.

PLEITEAMOS:
UMA JORNADA DE TRABALHO MAIS FLEXÍVEL
INSALUBRIDADE
AVALIAÇÃO MÉDICA SEMENSTRAL
CONVÊNIOS MÉDICOS E ONDONTOLÓGICOS
PLANO DE CARREIRA EMUNERAÇÃO COMPATÍVEL
CURSOS TÉCNICOS ESPECIFICO (ATUALIZAÇÃO/FORMAÇÃO)
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO

Mais concursos e vagas na aréa de necropsia


Esperamos com o tempo chegar a consciência das autoridades sobre a importância dos serviços de necropsia e pós-necro. Se imaginarmos o que seria das catástrofes, sem os profissionais que fazem os exames necroscópicos, que cuidam dos preparativos para retirada desses corpos e dos profissionais que promovem os eventos fúnebres, poderíamos ver nesse exemplo o caos social que seria. Corpos apodrecendo nas ruas e parques, alem de causas de morte indefinidas e pessoas sem processo de reconhecimento. Sem toda essa categoria de profissionais poderíamos imaginar coisas piores. Pensem nos crimes sem solução, nos erros médicos, nas mortes súbitas sem explicação, na falta de epidemiologia e dados anatomopatologicos.

Como seria enterrar alguém sem os coveiros e cuidadores de cemitérios? Esse caos reflete a importância da categoria na sociedade moderna. Felizmente existem profissinais que abrangem todas essas necessidades, mas falta preparo técnico e reconhecimento da area para que possamos dar um serviço de melhor qualidade para a população. Existe no Brasil uma grande falta de investimento em seviços de verificação de óbito e IMLs, essa desestruturação é revelada em cada caso novo que repercute na mídia nacional e internacional. A nossa luta visa conscientizar as autoridades a abrir um SVO em cada hospital publico e faculdade de medicina. Assim teremos dados completos de epidemiologia e bom preparo dos formandos em saúde no Brasil. Também é importante ter IMLs regionais bem equipados e estruturados. Assim nossa constante luta por sindicalização e reconhecimento abrange uma caminhada por setores diversos da sociedade.
necropsista
Enviado por necropsista em 03/02/2010
Código do texto: T2067684

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (necropsista). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
necropsista
São Paulo - São Paulo - Brasil, 47 anos
16 textos (84503 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/04/17 01:32)
necropsista