ARTIGO CIENTÍFICO

PAPEL DO ARTIGO CIENTIFICO

Tal como em uma monografia, o papel de um artigo científico, fundamentalmente, deriva do próprio gênero do mesmo. Via de regra, podemos dividir os artigos em três gêneros:

- Artigo de revisão bibliográfica - Tal como o nome já indica, artigos científicos deste tipo são elaborados a partir da análise de referenciais teóricos ou fontes bibliográficas. Sua função principal é, partindo-se da síntese e da estruturação conceitual, ampliar o entendimento sobre o tema. Nas universidades, tais artigos científicos muitas vezes servem para ampliar a familiaridade do aluno com o conhecimento científico.

- Artigos originais - A principal diferença é que, apesar de também se apoiarem em fontes bibliográficas, seu papel principal é destacar os resultados de uma pesquisa prática realizada pelo autor ou pelo grupo de trabalho deste. As diferenças residem na metodologia de elaboração, que foge do universo da leitura para a vida prática real.

- Artigos de divulgação - Os artigos científicos de divulgação, como o próprio nome indica, servem para comunicar ao público alvo algo que seja do interesse do autor. Estes não são muito comuns nos cursos de graduação e pós-graduação.

A partir dessas diferenças conceituais, pode-se ter uma idéia da complexidade do trabalho exigido, de modo que, desta forma, um artigo científico pode não ser mais simples ou fácil que uma monografia ou um TCC sobre o mesmo tema.

DIFERENÇAS ENTRE MONOGRAFIA E ARTIGO CIENTÍFICO

Uma das principais diferenças entre monografias e artigos científicos é a concisão de linguagem a ser utilizada neste último. Um artigo tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais e esmiuçar melhor o assunto, mas este não é o papel do artigo.

Aqui reside uma das principais dificuldades do artigo científico: como fazer caber, muitas vezes em poucas páginas, as idéias originais do autor? Como ele poderá abordar o necessário em tão pouco espaço?

Isso varia de caso a caso, mas quem já escreveu um artigo científico sabe perfeitamente o quão difícil é você ser obrigado a resumir suas idéias ou seus resultados.

Da mesma forma, essa diferença ensina, ao autor, a como ser preciso cientificamente, como selecionar com mais base sua bibliografia de pesquisa, como avaliar melhor os dados coletados, entre outros aspectos.

E é exatamente por isso que é cada vez maior o número de instituições de ensino que solicitam a seus alunos a entrega de artigos científicos e não uma monografia ou um TCC no final do curso, já que a correção é facilitada pelo menor texto, que deverá ser muito mais rico e objetivo que em um material monográfico.

Por sua natureza, a redação de um artigo científico pode ser precedida pela entrega de um projeto de pesquisa, que servirá para delimitar anteriormente as bases fundamentais da pesquisa a ser realizada e entregue quando da elaboração do artigo científico.

Para saber mais sobre projetos de pesquisa

Veja mais também sobre artigos cientificos para monografias

DICAS PARA A PUBLICAÇÃO DE ARTIGO CIENTIFICO

Para tornar a escrita de um artigo científico como uma atividade mais leve, podemos propor doze recomendações muito concretas que ajudarão a redigir seu artigo de maneira que o comitê de redação da revista escolhida por você fique gratamente surpreso.

Regras de ouro do artigo científico

1-

Escrever o título em 15 palavras que descrevam o conteúdo do artigo de forma clara, exata e concisa.

Evitar subtítulos, siglas, títulos telegráficos e inespecíficos, superexplicações, etc. Deve ser atraente: chamar a atenção.

2-

Anotar até um máximo de seis autores segundo a ordem de importância de sua contribuição material e significativa à pesquisa.

Excluir colaboradores ocasionais ou aqueles que por sua posição hierárquica somente facilitaram a investigação.

3-

Identificar a instituição ou instituições onde se realizou a pesquisa

Incluir todos os dados que permitam a correspondência a outros autores e instituições.

4-

Incluir um resumo estruturado que, entre 150 e 300 palavras, identifique de forma rápida e exata o conteúdo básico do artigo científico.

Deve conter ao menos: objetivo, desenho, contexto (localização e nível do atendimento), metodologia, descrição e análise dos dados, resultados e conclusões.

5-

Na Introdução explicar o problema geral, o de pesquisa, o que outros escreveram sobre o mesmo e os objetivos e hipóteses do estudo.

6-

Em Metodologia, descrever o desenho da pesquisa e explicar como se levou à prática, justificando a eleição de métodos e técnicas de forma tal que um leitor competente possa repetir o estudo.

Apresentar a descrição segundo a seqüência que seguiu a pesquisa: desenho, população e amostra, variáveis, coleta de dados, análises, etc.

7-

Apresentar os resultados do estudo mencionando os achados relevantes (inclusive os contrários à hipótese), incluindo detalhes suficientes para justificar as conclusões.

Utilizar o meio de apresentação mais adequado, claro e econômico: preferivelmente o texto (em tempo passado), tabelas e gráficos (autoexplicativos) e ilustrações (somente as essenciais).

8-

Na discussão mostrar as relações entre os fatos observados

Explicar o significado dos resultados, extrair inferências válidas, similitudes e diferenças com os resultados de outros autores, sugerir linhas de investigação, etc.

9-

Estabelecer conclusões inferindo ou deduzindo uma verdade, respondendo à pergunta de pesquisa proposta na introdução.

10-

Na seção de agradecimentos, reconhecer a colaboração de pessoas ou instituições que ajudaram realmente no andamento da pesquisa, que colaboraram na redação do artigo cientifico ou revisaram o manuscrito.

11-

Enumerar as referências bibliográficas segundo a ordem de menção no texto e somente obras importantes e publicações recentes (salvo clássicos).

Excluir referências não conferidas pelo autor.

Adotar o estilo de Vancouver.

12-

Incluir na forma de Apêndices a informação relevante que por sua extensão ou configuração não enquadra dentro do texto.

(As informações acima encontram-se no seguinte endereço: http://www.monografiaultra.com.br/artigocientifico.html)

Um artigo científico pode ser conceituado como um estudo realizado de maneira resumida sobre uma questão que se fundamenta em alguma natureza científica. Devido à sua dimensão, assim como conteúdo, visa a representação de um resultado de estudos efetuados. A finalidade primordial de um artigo científico é trazer para conhecimento público resultados de pesquisas realizadas ou estudos efetuados, sendo este o cunho exercido na quase totalidade dos cursos de graduação ou pós-graduação. O artigo científico conta com uma forma de realização relativamente distinta de uma monografia convencional, devido à maior concisão e natureza dos dados tratados.

No entanto, da mesma forma, o artigo científico é dividido em partes pré, textuais e pós textuais, sendo que também estas partes se encontram em menor número. A linguagem própria a ser utilizada para a realização de um artigo científico deve primar pela concisão e objetividade, buscando dar maior relevância para os dados a serem apresentados.

(As informações acima encontram-se no seguinte endereço: http://www.educacaofisica.com.br/especiais/comofazer/artigo.asp)

PUBLICAÇÃO MERAMENTE INFORMATIVA - NÃO SÃO DE MINHA AUTORIA.