Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Primeiro Campeonato de Futebol Amador de Jataí


A cidade de Jataí em Goiás viveu no final da década de 50 grande experiência com o futebol profissional. Atletas vindos de várias partes do país compuseram o time da Jataíense, cuja equipe nessa época era quase imbatível. Craques como o Oyama Salazar; Bitencourt; Enio(sujinho); Itamar; Medéia, Canhoteiro; Edson(Boca de Burro); João Torneira(Puxa Barba); Odair Tito e outros fizeram a alegria dos torcedores de Jataí e de todo o sudoeste goiano. Infelizmente esse time durou pouco tempo, certamente por causa da folha de pagamento que era alta, considerando os valores da época. Essa experiência, no entanto, mostrou que era preciso investir-se nos pratas da casa.

Foi pensando nisso que o funcionário do Banco do Brasil e grande desportista, Ormindo de Oliveira, no ano de 1.960 teve a brilhante idéia de organizar uma entidade que objetivava promover o Primeiro Campeonato de Futebol Amador de Jataí. Para materializar sua intenção, Ormindo marcou uma reunião com os desportistas locais que acontecera no dia 7 de maio de 1.960, no auditório da Rádio Difusora Brasileira de Jataí, onde comparecera grande número de desportistas jataienses. Dessa reunião surgiu a LIFA – Liga Independente de Futebol Amador, cujo estatuto foi votado e aprovado naquela oportunidade. Ato contíguo foi a formação da diretoria da LIFA, que ficou assim constituída: Presidente, Ormindo de Oliveira; Tesoureiro, Raul Borges; Secretário, José de Araújo Nunes; Comissão Executiva, Duílio Nery Mello, Regino Carvalho Melo, Leopoldo França, José Hamilton de Souza, Heliberto Vieira e Jayme Cândido Ribeiro. Essa diretoria foi empossada na presença das equipes de futebol do Ginásio Nestório Ribeiro Futebol clube; Vasco da Gama Futebol clube; Jataí Esporte Clube e Ipiranga Futebol Clube.

No dia 15 de maio de 1.960 deu-se a abertura do Torneio Início. Foi um evento realizado no Estádio Jerônimo Ferreira Fraga, enormemente aplaudido por toda a torcida Jataiense, que valorizou em muito aquela iniciativa pioneira nas cidades do sudoeste goiano. O vencedor do Torneio Início foi o Jataí Esporte Clube. No entanto, o grande campeão desse primeiro campeonato amador, foi o Vasco da Gama Futebol Clube, dirigido pelo técnico e desportista, Cloves Borges da Silva, considerado como o melhor técnico de futebol de todos os tempos da região. Foram vários os craques que passaram pela batuta do mestre Clovinho, como era carinhosamente chamado por seus pupilos.O resultado final desse certame ficou assim: Campeão, Vasco da Gama; Vice-Campeão, Jataí Esporte Clube; 3° colocado, Ginásio Nestório Ribeiro Futebol Clube e no ultimo lugar o Ipiranga Futebol Clube.

Hoje, passadas 4 décadas e meia, nota-se que aquela sementinha plantada naquele longínquo ano germinou e hoje possibilita que jogadores juvenis jataienses viajem ao Japão para mostrar o esporte do outro lado do mundo.

   
Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 04/08/2006
Código do texto: T209169

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Amarú Inti Levoselo
Goiânia - Goiás - Brasil, 74 anos
91 textos (14585 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 09:58)
Amarú Inti Levoselo