Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

REAGE MIMOSO

Tentar ultrapassar ás barreiras afim de que possa entender da política uma ciência exclusivamente institucional; este é um dos propósitos desse movimento “Reage Mimoso”.

Há mais de 16 anos, foi criado em nossa cidade, Mimoso do Sul – ES, AVECAM, com ideais idênticos, conscientizando que a dimensão política não se esgota nas eleições. Política é muito mais que isso. Ela não pode se tornar coisa de peritos e profissionais da política. Pois é a sociedade e não o poder que faz a democracia.

Democracia é um processo de organização e de construção da sociedade, um projeto para a sociedade como um todo.

Assim sendo, AVECAM foi um conceito e realidade quase recente aos nossos dias na historia de Mimoso do Sul, que já lançava os cortes de podar o autoritarismo, a ditadura, o fascismo que ao longo de nossas raízes se desenvolveu uma cultura antidemocrática.

Mas como tudo tem época de plantar, colher, baixa e alta, os movimentos também não ficam de fora. Tínhamos nosso Jornal, o qual era custeado pelas assinaturas das comunidades de base organizadas, mas a ociosidade de elementos engajados foi uma pedra no sapato da equipe, e com isso apagou.

Nasce então, á quase três anos o  “Reage Mimoso”, como já disse com as mesmas finalidades da AVECAM, logo no inicio, várias reuniões participativas, eventos que lideraram mais de duas mil pessoas.

Quando na sua criação, varias sugestões foram dadas, até que chegou a mim, para opinar. Como acredito e gosto de fazer história, respondi: “Por que não ressuscitar a AVECAM ?” Pareceu-me que já estava tudo engatilhado; mesmo assim dei forças para a equipe e felicitei-a; continuo a prestigia-la, digo que e preciso continuar o fortalecimento da democracia e fazer tudo para ampliar a participação da sociedade nas decisões políticas do município; concedendo liberdade de expressão e liberdade de movimentação, pois nos somos as massas populares.

Tudo indica que há ainda muito serviço a fazer. Hoje 4 de agosto, 12 horas, pelas ondas da rádio FM 87,9 – Mimoso do Sul, levava ao ar o Programa “Reage Mimoso”, necessito fazer duas colocações:  Segundo o dirigente do programa, a Prefeita declarou desconhecer o movimento Reage Mimoso. Se realmente for verdade lamento; a dimensão deste não pode ser menosprezada. Creio que queremos aprofundar no desafio de construir discussão política a partir da sociedade e das relações que se travam nas bases reais da democracia.

O segundo foi sobre o meio de comunicação escrita, o Jornal mensal editado, foi levado ao ar que era pago por dois integrantes, dar-se a entender que podem ser eles o dono da tal equipe. Acredito para dar maior credibilidade, devem tirar modelo das assinaturas, mesmo que o dinheiro não falte para ambos. Também posso questionar aonde esta a Equipe?

Mas de qualquer forma parabéns para os mais ativos representantes desse movimento.

Alci Santos Vivas Amado
Enviado por Alci Santos Vivas Amado em 04/08/2006
Código do texto: T209179

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alci Santos Vivas Amado
Mimoso do Sul - Espírito Santo - Brasil, 71 anos
238 textos (31036 leituras)
2 e-livros (136 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 03:38)
Alci Santos Vivas Amado