Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

IGREJA DEUS É AMOR: UM ISLÃ BRASILEIRO

Dos mais de 170 milhões de brasileiros apenas 775 mil terão o direito de ir para o céu. Isso corresponde a menos de meio por cento da população do Brasil. Esses escolhidos são filiados à Igreja Pentecostal Deus é Amor, que se auto proclama como portadora exclusiva do acesso à vida eterna. Ou seja: se você não for membro da denominação, irá queimar no fogo do inferno.

A Igreja Deus é Amor foi fundada em 1962 por David Martins Miranda. A primeira providência do novo pastor foi se denominar Missionário. De acordo com ele, Deus lhe falou para fundar uma igreja. Como tem um bom relacionamento com o Todo Poderoso, David Miranda tratou de dar início à empreitada. Hoje, são mais de 8 mil templos no Brasil e em quase 70 países. O interessante é que grande parte dessas igrejas funciona em prédios alugados, onde antes eram bares, mercearias ou galpões.

O relacionamento dos fiéis da Igreja Deus é Amor com evangélicos de outras denominações é similar à diplomacia israelense com os palestinos. Caso um evangélico da igreja visitar a Assembléia de Deus ou participar de um show da cantora Aline Barros recebe uma punição, que pode levar de três meses de prova até a cassação da carteirinha de membro. Lá é proibido não proibir. Os fiéis não podem assistir à televisão, classificada pelos pastores como coisa do demônio. Ir ao cinema ou a algum show, só se o fiel estiver disposto a pegar alguns dias de gancho. Esporte também é coisa maligna. No caso dos namorados, não é permitido ao rapaz nem pegar na mão da moça. Além disso, o prazo máximo para oficializarem o casamento é de apenas um ano. Nem um dia a mais.

Não. A Igreja Deus é Amor não pede a benção para Alá e nem se instrui pelo Corão. É uma igreja cristã, aliás, segundo eles, a única. Suponho que antes de 1962 – ano da fundação da seita – todos que morreram foram direto para as profundezas do inferno. Assim como no Islã, as mulheres na Deus é Amor não podem nem aparar as pontas dos cabelos, não podem usar nenhum tipo de maquiagem e devem usar saias ou vestidos pelo menos um palmo abaixo do joelho. As mangas das blusas devem tapar os cotovelos. Nada de roupas da moda nem muito chamativas. Caso alguma mulher de Deus dessas fizer algum trato no cabelo, tipo hidratação ou escovinha, fica uns três meses afastada. Também não têm permissão para andar de bicicleta nem se depilar.

Outro ponto que os líderes da Igreja tratam com extremo rigor é no tocante aos dízimos e às ofertas. Caso um membro fique desempregado e não devolve os 10% do Senhor também recebe punição. Sorte deles que a chibatada santa ainda não foi instituída por lá. A salva que recolhe as doações dos fiéis passa pelo menos duas vezes por reunião.

Uma outra semelhança com o regime islâmico se opera nas peregrinações. Todo muçulmano é obrigado a ir à Meca pelo menos uma vez durante a vida. No caso da Igreja Deus é Amor, seus fiéis são praticamente obrigados a ir no fim do ano a São Paulo, na Sede Mundial da denominação presidida pelo missionário David Miranda. São caravanas de todas as partes do País. Se encontram crentes de Pelotas e de Caruaru numa só comunhão dentro do templo de 61 mil metros quadrados e com 18.115 cadeiras. Em pé, acomoda até 60 mil pessoas. É considerado o maior da América Latina.

Durante as reuniões são apresentados números de exorcismo, nos quais os fiéis aplaudem como se fosse um gol. O culto em que apenas uma pessoa fica possessa é considerado fraco. Segundo a Deus é Amor, tudo de errado é atribuído ao diabo. Problema do casamento é culpa do demônio Pomba-Gira. Desemprego do terrível Tranca-Rua. E assim, por diante. Lá os demônios são catalogados em graus de valentia e dificuldade. É dona do maior banco de dados sobre o Coisa-Ruim do País. Não satisfeitos em apenas expulsar o satanás do corpo das pessoas os pastores fazem entrevistas com o espírito maligno, numa espécie de talk-show. O culto à Deus fica reduzido a alguns minutos.

O missionário David Miranda é para os seus membros uma espécie de Papa. Mas mesmo, considerando a política coisa do mal e proibindo seus membros de se candidatarem, David Miranda deve ser fã de Fidel Castro e Severino Cavalcanti. Do cubano herdou a longevidade no cargo. Comanda sozinho, sem eleição ou qualquer tipo de ameaça à sua hegemonia o enorme rebanho. De Severino, Miranda copiou a generosidade com os parentes. Ereni Miranda, sua esposa; os filhos Pr. David Miranda Filho, Pr. Daniel Miranda e a cantora Débora Miranda fazem parte da diretoria da Igreja. O genro e pastor Lourival de Almeida também foi contemplado com uma boquinha na Arca de Noé dos Miranda.

Como não pretendo passar a eternidade queimando no lago de fogo, vou dar um jeito de passar a freqüentar a Igreja Deus é Amor. Já estou até preparando o meu turbante e vendendo a minha televisão.

Anderson Alcântara
Enviado por Anderson Alcântara em 01/03/2010
Código do texto: T2113702
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Anderson Alcântara
Goianésia - Goiás - Brasil, 34 anos
541 textos (56605 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/10/14 02:11)
Anderson Alcântara



Rádio Poética