Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

As Maravilhas da Cidade do Sol

Estou chegando das férias, de uma viagem a Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. A cidade potiguar encanta até mesmo ao mais exigente turista, com suas praias exuberantes, água sempre morna e transparente e um clima quente, amenizado pela brisa marítima. O turista, principalmente o gaúcho, fica magnetizado com a cidade do sol, principalmente nesta época do ano, em que estamos acostumados com forte cerração, frio e chuva, mas em Natal é sempre verão e o dia começa às 5 horas da manhã e se põe antes das 18 horas.

A orla da Praia de Ponta Negra, bairro turístico de Natal, é cercado por coqueiros por todos os lados. O turista pode se deleitar na praia, ao sabor de uma água de coco, macaxeira(mandioca) frita, chopinho gelado e quando o sol esquenta, o mar está sempre esperando aos turistas e de braços abertos, sejam eles pertencentes “a melhor idade” ou mesmo surfistas a procura da melhor onda.

A cidade conta com uma infraestrutura ótima em termos de hotéis e pousadas, shoppings centers, supermercados enormes como o Nordestão e o Carrefour, sem falar nos restaurantes internacionais, com destaque a culinária local, como peixes, camarão, lagosta e é claro a famosa “ carne de sol”, o charque nordestino. A cidade de Natal é especial, pois além de todas as múltiplas belezas naturais, possui, segundo a Nasa, o segundo ar mais puro do planeta, perdendo só para a Antárdita.

A Natal noturna também atrai e encanta como a noite do forró, o zas trás, além de cinemas, teatros e, é claro, um passeio pela orla marítima, apreciando a diversidade do artesanato local, com preços convidativos.

O grande destaque da capital potiguar são os passeios de buggy pelo litoral Norte e Sul, bem como até a praia de Maracajau, onde é possível fazer um mergulho apreciando a fauna e flora submarinas.

O litoral Norte é um capítulo à parte. Passeios de buggy pelas dunas, a visão paradisíaca da praia de Genipabu, o passeio sobre o dromedário no meio das dunas, não ficando nada a dever ao deserto do Saara. Não há como não se impressionar com as maravilhosas praias e com os passeios pelo “esquibunda” e “aerobunda”. No primeiro, o turista desliza, sentado em uma tábua de madeira do alto de uma duna até cair em uma piscina e no segundo, por meio de uma cadeira presa a um fio, o turista caí em queda livre até atingir uma lagoa.

Outro ponto turístico também que impressiona são as lagoas de Pitangui, Jacumã e Arituba, com suas águas cálidas, ideais para banho. O passeio ao litoral Sul também é fascinante, pois é possível à travessia de balsa, contemplar um por–do-sol deslumbrante, sem falar nas praias de Timbau do Sul, Búzios e Cotovelo.

Eu e minha esposa aproveitamos muito o passeio. Fizemos boas amizades, sobretudo com um simpático casal carioca, nossos companheiros no passeio de buggy ao litoral |Sul, com quem trocamos e-mail, bem como revimos nossos primos gaúchos que lá residem.

Estamos de volta. Na mala muitas lembranças à família, centenas de fotos, saudades e a vontade de retornar a este paraíso. Nossos olhos ainda contemplam o horizonte e por um instante, montanhas serranas cedem lugar aos coqueiros e ao mar verde potiguar. Estamos um pouco aqui e um pouco lá. Apenas quatro horas de vôo partindo de Porto Alegre separam os Rios Grandes do Sul e do Norte, Estados de belezas complementares, pois tanto o churrasco quanto o camarão, o chimarrão e a água de coco, o frio e o calor são indispensáveis e eles cabem dentro do coração deste país verde e amarelo.

O importante é que é preciso ter olhos para ver a beleza do mundo e sabedoria para senti-lo , pois nosso país é mágico e tem paisagens de tirar o fôlego de qualquer um e mesmo europeus e americanos têm, cada vez mais, se rendido ao nosso sol e a hospitalidade da nossa gente.
pássaro poeta
Enviado por pássaro poeta em 08/08/2006
Código do texto: T212151

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
pássaro poeta
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
537 textos (101682 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:15)
pássaro poeta