A Importância dos Contos de Fadas

Era uma vez... Existiam contadores de histórias, que viviam viajando para coletar e contar, as mais fantásticas e emocionantes histórias. Os irmãos Grimm com seu repertório de maravilhas, encantavam crianças e adultos com heroínas, fadas, bruxas, animais que falavam, e mundos de faz-de-conta.

Os contos de fadas, ajudam no desenvolvimento psicológico infantil. Nossas crianças, ao ouvirem um conto, se imaginam na pele do herói, e aprendem de uma maneira lúdica, a convivência com o ódio, amor, egoísmo, amizade e outros sentimentos e situações, cobertos por metáforas nas linhas das histórias. Claro que quando um pai ou professor conta um conto, podem sentir as crianças mais próximas e nessas horas expressam suas angustias e alegrias. Elas de uma forma ou de outra trarão algo para sua realidade.

Mas porque as crianças pedem tanto para contarmos a mesma história? Dentro de suas mentes, ficam maquinando e precisam ouvir novamente para reelaborar seus conteúdos internos, e assim querem ouvir mais vezes a mesma história. Quando contamos uma história, onde chega um trecho assim: “De repente o lobo correu atrás da menina, que quando conseguiu agarrá-la”. Neste trecho cria-se uma mistura de ansiedade, de medo, mas quando o caçador chega tudo se tranquiliza. Geralmente, as histórias mostram uma vida sofrida no inicio até chegarem num final feliz. “O Patinho Feio”, que mostra como as aparências enganam. Que não podemos confiar em estranhos, como em “Chapeuzinho Vermelho”.

Mas porque a fada? Geralmente a fada é aquela que ajuda, que cuida. Automaticamente no subconsciente da criança, ela imagina a figura materna. Mas quando fica nervosa com a mãe, é comum pensar algo como a bruxa. Constantemente ela fica fazendo comparações das pessoas más e boas.

As crianças podem vencer muitos obstáculos encontrados na vida, por causa de um simples conto de fadas.

(Publicado no Jornal "O Aplauso" edição de Fevereiro de 2010)

Fábio Aiolfi

Acadêmico (ABLA)

Cônsul (Poetas Del Mundo)

Ator, diretor, dramaturgo e instrutor teatral

www.oficialfabioaiolfi.blogspot.com

Fábio Aiolfi
Enviado por Fábio Aiolfi em 05/03/2010
Reeditado em 10/03/2010
Código do texto: T2122264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.