Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Saúde Pública


"A saúde está na UTI"
Karaca! Devo Ter ouvido essa frase para mais de centena de milhares de vezes; desde cupincha de cabo eleitoral de vereador da periferia, até de candidatos à presidência da República.
Ela é repetida intermitentemente enquanto o candidato corre atrás de votos.
Fala, critica, comenta e nada de solução.
Eleito, assume e passa a defender o "status quo", mesmo com criação das CPMFs provisórias, que se perpetuam,  até os  planos mirabolantes e cópia de projetos de outros países.
Coqueluche, catapora, sarampo, barbeiro vampiro, varíola, crup, tuberculose, mioma, meloma, câncer de todas as espécies e em todos os órgãos, gôta, colesterol ruim, arterosclerose, Mal de Parkinson e Halzaimer, diverticulite, gastrite, hérnias, hepatites A e B, pancreatite, amigdalite, conjuntivite,   úlceras, esquizofrenia, nanismo, raquitismo, subnutrição, estigmatismo, estrabismo, prostatite,  lordose, bico de papagaio, bócio, apendicite, pé de pato, carrapatos assassinos, cirrose, gripe aviária,  aftose, ébola, Aids, crista de galo, gonos, cancros, herpes, cefaléia, tosse, bronquite, asma, diarréia, esquistossomose, lombriga, amarelão, acciúros, demência, espirusqueta, males congênitos, intoxicações, poliomielite, tifo, icterícia, nó na tripa, varicela, vitiligo, depressão, menopausa, andropausa, caxumba, rotavírus,affff ...  o SID é quase que interminável.
Tivemos alguns avanços e outros nem tanto. O coquetel de medicamentos para combate à Aids, as campanhas de DST, a quebra das patentes, originando os genéricos ( mas os médicos insistem em receitar os "de marca" e farmacêuticos inescrupulosos além de vender medicamentos sem receita médica, "empurram" os chamados B.O - bom para otário. Outra deficiência grave é a falta de fiscalização,  é a ausência de farmacêuticos nas farmácias, assinam e somem, quando de uma inspeção, os proprietários, são avisados de antecedência. Se duvidam, constatem Uma das causas da volta de certas epedemias e ou doenças é a falta de perseverança no controle das ações  as quais pareciam ter sido disseminadas ou erradicadas,  aí deixa essa que está controlada e parte para outra... quando menos se espera... pronto... tem de se começar tudo de novo.
As filas nos postos de saúde são longas e lentas...o atendimento é ruim...
A consulta é rápida , depois de horas ou dias de espera... o remédio é escasso...
Falando em medicamentos, porque as prefeituras não adquirem remédios da CEME e do Furp ( em São Paulo, outros estados devem ter laboratórios oficiais. Seria uma questão de comissão? ) por que os medicamentos têm majoração a cima da inflação? Ah!, os princípios ativos são importados, tudo bem, mas com a queda do dolar, não barateou?
As pessoas reclamam...
Os funcionários reclamam ...
Os médicos reclamam...
E aí?  Verba tem....
Além do que prediz na constituição, ainda temos a ajuda dos governos estaduais e municipais...
Temos a CPMF  temos as entidades filantrópicas....
CRAAC, ACD, Hospitais Espíritas, Católicos, Santa Casa, Hospitais Evengélicos, Universitários, Asilos, Colônias, Planos de saúde particulares e empresariais...
Será que nosso povo está tão doente ou o serviço é mal administrado e mal planejado...
Ou as verbas se diluem no trânsito da fonte ao produto final?
Algo está errado.  Alguém tem que tomar alguma providência.
Nas eleições  pare, pense e vote consciente.

GDaun
Enviado por GDaun em 13/08/2006
Código do texto: T215929

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GDaun
Lupércio - São Paulo - Brasil, 72 anos
653 textos (43015 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 09:38)
GDaun