Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VIDA RELIGIOSA NO PLANO DE DEUS

Já na sua origem, a Vida Religiosa (VR) se caracteriza pela vivência da radicalidade do Evangelho. Seja no meio dos pobres ou não, os religiosos são convidados a testemunharem o amor de Deus pela pessoa humana.

A riqueza da VR está na pobreza Evangélica, onde se abandona os bens matérias em busca dos bens celestiais que aproximam o religioso sempre mais de Deus. A riqueza dos religiosos, que é a maior das riquezas, deve ser o Reino de Deus e com ele os pobres, os excluídos, pois Deus se fez um deles no meio deles.

“A VR nasce da experiência profunda de Deus e só nela encontra seu último sentido” (LIBÂNIO, João Batista, p. 6). É claro que para os olhos humanos a VR mais parece uma loucura. Abandonar tudo para seguir a Cristo, casto, pobre e obediente, é antes de tudo, uma atitude de fé, de entrega sem reservas. O religioso sabe que tudo provém de Deus, por isso se entrega a Ele sem restrições, pois nada há de lhe faltar.

São João Calábria entendeu bem isso. Exortou cessantemente aos religiosos para buscarem em PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS, com a certeza de que o resto virá por acréscimo. São Palavras de Jesus, repetia Calábria. Por isso temos que crer e se abandonar.

O religioso não é alguém que foge do mundo, mas alguém que estando no mundo busca viver a fé que professa em Deus no batismo. O religioso é alguém que testemunha a paternidade fundamentada no infinito amor de Deus.

“A VR que se planta no meio dos pobres, anuncia, mais uma vez, o sentido profundo do seguimento de Jesus pobre no irmão pobre.” LIBÂNIO, p. 7). É no pobre, no abandonado, no excluído que Deus é servido, pois estes, na maioria, são vítimas de sistemas injustos de exclusão. Precisamos ser a voz dos sem voz para denunciar este sistema e lutar para que cada um busque também se libertar para reivindicar seus direitos como cidadãos.

A VR não pode se acomodar, tem que ser profética, ativa, mostrando que o Reino de Deus está sempre em construção. É preciso ter disponibilidade, coragem para caminhar, estar no meio do povo que precisa de bons pastores.

Em Jesus, o religioso do Pai, temos um modelo a ser seguido por todos os que desejarem seguir na VR. O Espírito Santo fortalece na missão, mas é preciso continuamente se confiar ao Pai, como Jesus fazia.

É na oração que o religioso encontra força, coragem para seguir sem desanimar. Deus fortalece aqueles que chama e envia para trabalharem na sua vinha. O esforço contínuo deve ser o de buscar a Deus acima de tudo, tendo consciência de que Deus está onde nós o vemos. Deus está onde têm um irmão que sofre, precisando de ajuda.

A VR é chamada a ser profética no mundo atual. Seu profetismo deve ser a santidade baseada no Evangelho. A vivência do Evangelho faz do religioso uma imagem viva de Cristo onde ele está. O modelar-se para sermos outros cristos requer que em nossas palavras, sentimentos, gestos sejam expressados o jeito de ser de Jesus Cristo. O jeito de ser de Jesus encontramos na Palavra e revelada na vida dos santos. Na abertura e espaço que dermos à Jesus, só temos a ganhar, pois Jesus nos revela o Pai.

Jesus mostrou as pessoas o amor do Pai. Nós somos convidados a mostrar o amor da Trindade por todos nós, por cada pessoa humana.

A Santíssima Trindade é modelo de vida para todos nós que vivemos em comunidade. Esta união perfeita deve nos inspirar para vivermos em harmonia entre nós.

Meus cumprimentos a todos os religiosos e religiosas pelo dia a eles(as) dedicado e pela linda missão desenvolvida na Igreja com tanto amor e carinho. Deus abençoe e fortaleça a todos(as).

Abraços fraternos.

Hermes José Novakoski, PSDP
Farroupilha, agosto de 2006

ATENÇÃO: Nenhum texto pode ser copiado e publicado em outros meios de comunicação ou mesmo pela Internet sem a autorização do autor.

@Respeite os direitos autorais@
Hermes José Novakoski
Enviado por Hermes José Novakoski em 18/08/2006
Reeditado em 13/09/2006
Código do texto: T219610
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hermes José Novakoski
Marituba - Pará - Brasil, 35 anos
477 textos (375192 leituras)
1 áudios (83 audições)
2 e-livros (440 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 20:36)
Hermes José Novakoski