Vida com intensidade e qualidade

A vida é o nosso maior tesouro. Devemos cuidar bem dela. Viver é o maior benefício que uma pessoa pode ter. Jesus disse: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Jo 10:10.

O como se vive não é o mais importante; o melhor de tudo é o viver. Estando vivo nós poderemos lutar por um viver melhor. Jesus disse: Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mt 6:25

Quando se estiver morto, acabou a esperança nesse mundo. Para esse tempo, só mesmo nossa fé para nos fazer acreditar que a vida também continua depois da morte e que pode ser ainda melhor do que a vida que levamos hoje. Jesus disse: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. Jo 3:36

Todavia, há muitos que pensam na vida eterna como sendo uma utopia. E se ela realmente for um sonho inatingível? Bem, se trabalharmos com essa hipótese, então nós teremos que viver o hoje com bastante intensidade. O Pregador disse: Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Ec 9:9.

Mas e se essa hipótese estiver errada e houver mesmo um amanhã além da morte? Isso será uma nova hipótese. E desse modo, se também a levarmos em consideração, então deveremos sintetizar a nossa vida mais ou menos assim: devemos viver o hoje como se fôssemos morrer amanhã; e lutar pelo viver melhor, como se fôssemos viver eternamente. Aí, ao mesmo tempo em que vivemos com intensidade, também estaremos lutando para que o nosso viver seja cada dia com mais qualidade. Paulo disse: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6:7

Devemos tomar cuidado com o que fazemos e com o que nos envolvemos. Paulo diz: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia. 1 Co 10:12.

Devemos procurar viver em paz com todos os que nos rodeiam. Paulo disse: Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Rm 12:18.

A vida eterna é para as pessoas que aprenderam a viver em harmonia e em paz na terra. O autor da Carta aos Hebreus escreveu: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hb 12:14.

Devemos estudar e aprimorar o nosso conhecimento, tanto das coisas terrenas, quanto das espirituais. Pedro escreveu: Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe 3:18.

Ao tempo em que vamos aprendendo coisas novas, devemos cuidar de colocá-las em prática. Como isso, não só estaremos valorizando o conhecimento adquirido, como também utilizando ele em prol de nosso melhor viver. Paulo escreveu a Timóteo: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Tm 4:16.

Por outro lado, não devemos ficar com o conhecimento aprendido somente para nós. Devemos socializá-lo para que também sirva para mudar a vida de outras pessoas. Paulo escreveu aos gálatas: Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. Gl 6:1.

Enfim, se cuidarmos de nós fazendo o nosso melhor e de igual forma também cuidarmos de nossos semelhantes, não somente estaremos agradando a Deus, mas também seguindo o exemplo de Jesus que deu o seu melhor por nós, ou seja a sua vida, para que nós também, aprendendo as suas lições, também fizéssemos o nosso melhor em prol dos demais. Assim disse Jesus: Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. Jo 13:34-35.

Minha família e eu temos recebido muito de Deus. Queremos crer que teremos muitas oportunidades para que também possamos dar o nosso melhor aos nossos semelhantes e que o mesmo Deus que nos tem abençoado, nos dê forças e coragem para que também possamos saber compartilhar os nossos tesouros. Conforme as palavras de Jesus, sabemos que “àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão”. Lc 12:48.

Que Deus nos ajude!