O CÉREBRO E O COMPORTAMENTO (NEUROPSICOLOGIA)

O cérebro é muito mais que uma estrutura anatômica e fisiológica. É um vasto mundo desconhecido e complexo no sentido amplo do ser. Para quem investiga em busca de descobertas, embarca em viagens que não chega nunca, e, até onde vai, não sabe muito.
Nunca fiz planos de pesquisas na área de neurociências, mas sempre me despertou curiosidades. Silenciosamente procuro entender algumas coisas relacionadas ao tema através de novidades que surgem. Se tivesse feito medicina, com certeza especializaria em neurologia, por ser uma área que me atrai.

Segui a psicologia na busca de compreender a alma humana, mas sempre preocupada em compreender o que de fato é psicológico e o que pode está relacionado à fisiologia do cérebro e analisar melhor os comportamentos.

Existe hoje a possibilidade de compreender melhor os comportamentos que ocorrem através de alterações cerebrais, por neuroimagens. Podem visualizar alterações de acordo com pensamentos, o estado emocional e se a pessoa faz uso de alguma droga ilícita ou não (no caso medicamentos). Tais alterações podem justificar certos tipos de comportamentos.

O cérebro é a ferramenta da alma. Da sua própria essência de ser humano. Se o teu cérebro não funciona direito, não é possível ser quem você quer ser. O que determina você é o seu cérebro.
A forma como o teu cérebro trabalha, determina o seu comportamento. As questões psicológicas surgem da desorganização emocional em lidar com o problema que a pessoa esteja vivendo. Quem é ansioso sofre com sua ansiedade, mas não consegue sozinho resolver, assim, outros tipos de alterações no comportamento que surgem.

Estado alterado do cérebro deixa o indivíduo depressivo, obsessivo-compulsivo, ansioso... A psicologia tem por finalidade orientar o indivíduo, ajudar que tome consciência do que esteja acontecendo, ajudar a resolver o que a pessoa por si só não consegue. Para isso utiliza de ferramentas apropriadas para nortear o indivíduo conforme a sua necessidade e a dificuldade que apresenta.

Daí a importância da neuropsicologia que vai ampliar a visão na análise do comportamento.
O cérebro é um grande desafio, grandes são os mistérios que o envolve, deixam muitos cientistas sem respostas para muitas coisas.
Compreender a alma humana requer um mergulho criativo que foge aos princípios estabelecidos da ciência. Os poetas conseguem com facilidade mergulhar fundo na alma e viver com intensidade de forma que sentem realizados, no entanto, desprovidos de grandes resultados de investigações. Simplesmente vivem a boa loucura.

A busca em compreender o incompreensível gera muitas vezes frustração.
As pessoas que se encontram em dificuldades de resolver seus problemas, são possíveis sim, encontrar ajuda. Muito recentemente, os cientistas só conseguiam especular sobre o papel do cérebro em nossa personalidade e em nossa habilidade de tomar decisões. Não existiam instrumentos avançados para verificar o funcionamento do cérebro e, portanto, eram tiradas conclusões falsas sobre seu impacto em nossas vidas.

Hoje existem técnicas de obtenção de imagens do cérebro, que responde às perguntas sobre o papel do cérebro no comportamento em um ritmo alucinante.
São questões que tem aplicação prática na vida do indivíduo, nas relações, em casa, no trabalho, ao entendimento daquilo que faz com que você seja um ser único.
Não sou pesquisadora, o meu interesse no assunto tem haver com a minha vida profissional. Divido isso com quem tenha interesse no assunto como eu.
NATIVA
Enviado por NATIVA em 23/04/2010
Reeditado em 10/05/2019
Código do texto: T2215484
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.