Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dizimo 01

Dizimo
O que significa dizimo?

R: Décima parte
10º (décimo)
Equivalente a 10º %.

O dizimo é santo e bíblico foi instituído por intermédio de nosso irmão Abraão quando ele voltava de uma batalha e entregou a Melquisedeque sacerdote do Deus altíssimo o dizimo dentre os melhores despojos que ele tinha ganhado em batalha.

HEBREUS 7
1 Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, que saiu ao encontro de Abraão quando este regressava da matança dos reis, e o abençoou,
2 a quem também Abraão separou o dízimo de tudo (sendo primeiramente, por interpretação do seu nome, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas feito semelhante ao Filho de Deus), permanece sacerdote para sempre.
4 Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dentre os melhores despojos.

Estudando a bíblia podemos verificar que em todos os livros Deus fala sobre o dizimo, fala sobre como foi instituído, como devemos proceder e também qual a importância do dizimo em nossas vidas, fala qual é o resultado de uma plantação feita com amor, paz, alegria, fidelidade, responsabilidade e domínio próprio.

Exemplos:
Gn. 14:20
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Gn. 28:13 e 22
13 por cima dela estava o Senhor, que disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra em que estás deitado, eu a darei a ti e à tua descendência;
22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.
Hb. 7:8
8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive.
Mal. 3:10 e 11
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.
11 Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos.
Em SALMOS  37:25 Deus diz que não permite que nenhum daqueles que são Dele há de mendigar o pão.
25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.
 Filipenses 4:19 Deus diz que supre todas as nossas necessidades.
19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.


Nessa História nós temos um exemplo bem claro da importância do dizimo.
Era uma vez....
Um Homem bem sucedido, empresário, casado com filhos, um homem que amava a sua família, considerado por todos, um Homem bem sucedido.
Um dia saindo do seu escritório esbarrou com uma funcionaria na entrada do elevador e quando ele olhou para ela depois de esbarrar viu que na camiseta dela estava escrita a seguinte frase: Hoje é dia de milagres, você crê?
E ele ficou com essa frase na cabeça, foi até o seu carro e começou a meditar e falou:
___ Deus se você existe e hoje é dia de milagres fala comigo.
E lhe veio um pensamento:
___ Saia com o seu carro pegue a avenida paralela e siga em frente.
O homem então questionou:
___ Deus é o Senhor quem fala comigo?
E o mesmo pensamento lhe veio.
Quando ele já estava na avenida lhe veio outro pensamento dizendo:
Pare no mercado que você encontrara mais a frente e compre pães e leite e tudo aquilo quanto eu tocar no teu coração e assim ele fez.
Depois de ter comprado pães, leite, e mais muitas outras coisas que encherão o porta-malas do seu carro ele se perguntou:
___ O que eu vou fazer com tanta comida, na minha casa já tem muita comida e nada disso é necessário, naquele momento achou que estava ficando louco e decidiu ir para casa. Quando ele entrou no carro lhe veio um novo pensamento dizendo:
___ Entre na próxima rua à esquerda e conte três ruas e entre a sua direita e pare na ultima casa da rua na casa de cercas branca e bata na porta e entregue todas essas coisas para quem te atender e assim ele fez.
Depois de tocar a campainha por varias vezes e ninguém atender novamente achou que estava enlouquecendo e virou-se para ir embora e foi quando a porta se abriu e um Homem de aparência pálida o atendeu.
Ele olhou para o Homem e disse:
Não sei por que razão, mas eu trouxe toda essa comida para você, o Homem arregalou os olhos e correu para dentro de casa gritando glórias a Deus o milagre aconteceu, o milagre aconteceu.
Quando ele voltou ajudou a colocar tudo para dentro e disse:
___ Você é um Anjo do Senhor eu já não sabia o que fazer, eu estava desempregado a muito tempo e só tinha comida para hoje amanhã eu não sei o que seria de mim e de minha família se essa provisão não tivesse vindo. Há algumas semanas fiz um bico e ganhei algum dinheiro, de tudo que ganhei primeiro separei o dizimo e depois comprei comida para a minha família que dava até hoje.
O empresário o interrompeu e perguntou:
___ Mesmo ganhando pouco dinheiro ainda separou o dizimo?
O Homem respondeu prontamente!
___ Sim o dizimo foi a primeira parte que separei, confesso que quando estava na fila para entregar pensei poderia comprar mais coisas com esse dinheiro, mas Deus me deu paz no coração e a certeza de que aquela semente prosperaria e que eu veria a glória de Deus, confiei que Deus não daria mais um ou dois bicos e sim me faria prospero e abriria as portas de um emprego para que eu pudesse viver com diguinidade com a minha família.
O empresário escutou tudo atentamente se viu diante de um Homem fiel ao Deus que cria e se compadeceu dele.
___ O teu Deus escutou as tuas orações e eu estou aqui para te dizer que sou um grande empresário e vou de dar o emprego que tanto você deseja, mas, eu gostaria que você falasse mais do Deus que você crê.
O Homem se tornou um funcionário exemplar e os dois se tornaram grandes amigos e grandes Homens de Deus.
Obs. Autor Desconhecido.

O que diremos diante destas coisas?
E se o Homem não fosse fiel à palavra no momento e tivesse gastado todo o dinheiro para comprar comida para sua família e não entregado o dizimo a Deus, o Senhor teria abençoado ele?

Sabemos que Deus supriria todas as suas necessidades, por que a palavra de Deus diz que nenhum dos teus filhos há de mendigar o pão, mas, também sabemos que Deus não o prosperaria desta forma, por que Deus não é Homem para que minta nem filho de Homem para que se arrependa e em sua palavra Ele diz que prospera e aumenta aqueles que são fiéis aos mandamentos de Cristo.
Mas, o Homem escolheu a melhor parte e foi fiel, e Deus honrou a fidelidade do filho (MATEUS 25:21 Disse-lhe o seu senhor: Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.) que teve uma boa consciência para com Deus e confiou na promessa daquele que é o único digno de louvor e adoração.

Também na história temos o Homem que foi usado por Deus para beneficiar o que estava necessitado e recebeu como honra a revelação da palavra.

Os caminhos de Deus são perfeitos!

O dizimo é um ato de obediência, fé, amor e gratidão, e tem que ser feito com responsabilidade, paz no coração e muita alegria...
Coloque isso diante de Deus ore e espere , pois, Ele responderá e Dara a direção para que no momento certo e na hora certa você verá que o caminho certo é a obediência ao Pai.

Deus é perfeito e soberano sobre tudo e sobre todos, nada acontece sem que ele esteja no mais absoluto controle de todas as coisas.

Pois bem, escolha a melhor parte, seja fiel e confie na promessa daquele que morreu e ressuscitou para te dar vida e vida com abundancia e não uma vida miserável.
E faça isto com amor, paz, alegria, fidelidade, responsabilidade e domínio próprio. Colocando toda carne onde ela deve estar, ou seja, debaixo dos teus pés.
E também falem desta benção para os teus amigos, irmãos, conhecidos, etc. por que você é um despenseiro dos mistérios de Deus e tem que falar das benesses de ter uma vida intima e reta com o Senhor.

Jovem do senhor tome posse dessa palavra e comece a plantar a sua semente para que você tenha uma vida prospera e vitoriosa no senhor.
É muito importante que o jovem seja dizimista desde a mais tenra idade , pois assim, garantira um futuro para si e para sua descendência de provisão, abundancia e prosperidade.

Glórias e Deus!

SALMOS 35:27
Bradem de júbilo e se alegrem os que desejam a minha justificação, e digam a minha justificação, e digam continuamente: Seja engrandecido o Senhor, que se deleita na prosperidade do seu servo.

Heavy
Sociedade dos poetas vivos...
Heavy
Enviado por Heavy em 22/08/2006
Reeditado em 16/05/2015
Código do texto: T222582
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Heavy
São Paulo - São Paulo - Brasil, 34 anos
60 textos (17798 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 22:09)
Heavy