CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS

AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS E SEUS EFEITOS
O PAPEL DO COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS – CPC
LEIS 11.638 E 11.941 – ALTERAÇÕES


Palestrante: Antônio de Pádua Soares Pelicarpo

Em uma palestra para alunos de Ciências Contábeis da Faced, o Professor Antonio de Pádua Pelicarpo falou sobre a importância das novas normas Contábeis e seus efeitos para o ramo da contabilidade no Brasil.

Os contadores brasileiros passam por profundas transformações profissionais e comportamentais para serem inseridos no mercado internacional de Contabilidade. Somente nesse aspecto, para os profissionais da Contabilidade haverá uma evolução profissional, uma vez que a norma padroniza o modo de como o contador de qualquer parte do mundo irá proceder para que o processo contábil seja de fácil compreensão para os profissionais da contabilidade e para os usuários da contabilidade. A norma insere o Brasil no mercado mundial de contabilidade.

Preocupados  em dialogar com as novas normas e seus efeitos na contabilidade, o Sistema de Contabilidade Brasileira criou o CPC - O Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC é a principal entidade no Brasil que atua na convergência ao IFRS. É esse Comitê que tem a responsabilidade de interpretar, elaborar e se pronunciar sobre documentos que facilitam a execução das novas normas contábeis inseridas pela Lei nº 11.941 e suas alterações.

Após o advento das novas normas, o CPC criou diversas normas e pronunciamentos que facilitam e ampliam a capacidade interpretativa dos profissionais da contabilidade brasileira, além de dialogar com as normas internacionais. Eles fazem adequações com as normas internacionais para inserir o Brasil no mercado internacional de procedimentos contábeis.

Na verdade, de acordo com as palavras do Prof. Antonio de Pádua as novas normas trouxeram, em seu bojo, a possibilidade de valorizar o Profissional da contabilidade brasileira, uma vez que ela disponibiliza o mercado internacional para os profissionais da contabilidade brasileira. As novas normas trazem, consigo, novas tecnologias e um novo paradigma contábil e deixa o mundo da contabilidade com as mesmas normas de trabalho.

As novas normas não são uma ameaça para aquele profissional pesquisador, que gosta de estudar novas técnicas de trabalho. Ela é uma ferramenta importantíssima para facilitar o serviço contábil e, ao mesmo tempo, fazer do profissional contábil uma profissão com um regulamento único e especial.
Silvanio Alves
Enviado por Silvanio Alves em 01/05/2010
Código do texto: T2230711
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Silvanio Alves). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
Silvanio Alves
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil, 54 anos
1553 textos (443939 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/04/14 23:58)