QS - Um novo tipo de inteligência




Recebi um e-mail hoje, enviado pela Eni, de Arantina, minha prima em não sei que grau, já que sua mãe é minha prima em primeiro grau e seu pai em segundo. Grau e meio? Sei lá, não entendo muito disso. Mas voltando ao e-mail, gostei muito.

Acredito que tenha sido feito originalmente como uma resenha sobre o livro QS- Inteligência Espiritual, escrito pela Dra. Dana Zohar. Seu currículo é impressionante: graduada em Física por Harvard, com pos graduação no MIT, esta cientista norte americana  ensina hoje na Oxord University, Inglaterra. Seu marido, psiquiatra, é co-autor do livro.

Desde que me entendo como um ser racional tenho lido e ouvido falar sobre QI. Quem indica? Não, Quociente de Inteligência. Nunca medi o meu, mas acho até que ele deve ser razoável, pois pude estudar tranquilamente sem muito esforço e passar de ano, sempre. Depois apareceu um tal de QE, que seria Quociente Emocional, ou Inteligência Emocional. Também nunca medi e nem teria coragem, pois durante anos e anos acredito que tenha sido muito baixo. Só a maturidade e o trabalho de auto aperfeiçoamento freqüentando terapeutas e participando de oficinas de grupo me deram equilíbrio suficiente para ter uma vida boa. E agora tenho notícia de que existe um outro tipo de inteligência, o terceiro, chamado de QS – a Inteligência Espiritual.

Quando ficou claro que havia uma Inteligência Emocional ficou claro também porque tantas pessoas de alto QI nunca conseguiram se estabilizar na vida de acordo com seu nível de inteligência – faltava-lhes a capacidade de lidar com as emoções e por causa disso  suas vidas acabavam indo para o brejo.

O QS, ou Inteligência Espiritual não é um conceito fácil de ser assimilado. Por essa razão estou um pouco insegura para escrever sobre esse novo tipo de inteligência, já que o que sei sobre ele está todo contido no e-mail que recebi.

Segundo a Dra Zohar (parece nome de astróloga!) as pessoas dotadas desse tipo de inteligência são mais criativas e buscam sempre um significado para a vida. Suas pesquisas são baseadas em recentes descobertas científicas que identificaram em nosso cérebro uma área que estão chamando de “Ponto de Deus”. Essa área seria responsável pelas experiências espirituais dos humanos. Essa é a boa notícia, mas a má é a constatação de que ela é muito baixa na sociedade contemporânea e por essa razão o mundo anda uma droga.

O e-mail traz trechos de uma entrevista com a autora onde ela explica cuidadosamente os argumentos que a levaram e a outros cientistas a concluir pela existência desse tipo nobre de inteligência, mas o propósito aqui não é esmiuçar esses dados. Se alguém estiver interessado em ler mais, posso passar uma cópia do e-mail. O que quero com esse pequeno artigo é apenas divulgar a existência dessa teoria e relacionar alguns de seus aspectos mais característicos. Espero sinceramente que muitos dos leitores deste texto se reconheçam nele porque eu já reconheci aqui muitos de vocês.

São dez as qualidades identificadas pela pesquisadora.

1-    Autoconhecimento: as pessoas dotadas de QS praticam a busca profunda do autoconhecimento
2-   Idealismo: são movidas por valores e é baseada neles que norteam seus objetivos.
3-   Enfrentam a adversidade olho no olho, cara a cara. Sem medo. Usam-na para mudar a vida.
4-   São Holísticas ( O que eu não consigo compreender bem o que é. Só por alto)
5-   Celebram a diversidade.
6-   São independentes.
7-   Estão sempre perguntando: Por que?
8-   Têm capacidade de colocar as coisas em um conceito mais amplo. O que para mim significa desprezar as miudezas da vida.
9-   São espontâneas.
10-São compassivas.
 
Espero que tenham gostado dessa nova descoberta. Para mim, a descoberta pela ciência de um “ponto de Deus”, algo físico que busca o transcendente é fascinante.Vem ao encontro ao que acredito: somos, cada um de nós, um fragmento do Divino. E esse “ponto” vem a calhar para explicar que parte de mim contém este fragmento, que sendo matéria é ao mesmo tempo Espírito porque atende as nossas inquietações mais profundas..
E a boa notícia que veio do e-mail é que tal e qual os outros tipos de inteligência, pode ser desenvolvido por quem espera mais da vida do que simplesmente sucesso material e pessoal.