Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FOLCLÓRICO DE MIMOSO DO SUL - ES



Folclore e cultura popular e a disposição de um povo, que adquire pela repetição freqüente de atrações, que podem ou não ser apresentado a comunidade; alem disso podemos colecionar outros fatores que fazem parte desse rol: os remédios caseiros, os retratos e figurinos de uma época...

Santo Antonio do Muqui, distrito de Mimoso do Sul - ES, fundado por imigrantes portugueses, italianos e espanhóis no fim do século XVIII, ainda em nossos dias traz ricos folclores: o boi pintadinho, a mula sem cabeça, o jaguará, pau de sebo, o mastro do padroeiro Santo Antonio, a fogueira assando a batata doce, passam de geração em geração, ainda com as mesmas características.

Temos ainda a “pastorinha”, folguedo criado com referencia na tradição local, no ano de 1914, esse evento vem desde essa época, quando os moradores satisfeitos com o sino que a capela ganhou, combinaram a inauguração a meia-noite, 24 de dezembro daquele ano.

São Pedro do Itabapoana tem folclore? Sim, existe uma cultura até invejável, como: os casarões, os hábitos de seus filhos, as ruas estreitas em pedras quadradas, não falando ainda em seu tombamento, como Patrimônio histórico.

Ás vezes as pessoas se confundem em dizer que o Festival de Inverno, Sanfona e Viola, e um folclórico; embora São Pedro do Itabapoana apresenta grande potencial turístico-cultural, esse festival não podemos afirmar que seja um histórico folclórico.

Talvez em década passada, poderia até encaminhar pelo lado cultural folclórico de sanfona; temos vários filhos da terra que aderiram esse instrumento, mas me parece que já foi extinto, não houve uma continuação.

Com a vinda anualmente de vários artistas para apresentarem nesse festival, deixa de ser folclórico.
Quem sabe, no futuro, a escolinha existente de sanfona e viola, tornam-se hábitos, podendo então, ser registradO no livro folclórico.


Alci Santos Vivas Amado
Enviado por Alci Santos Vivas Amado em 23/08/2006
Reeditado em 27/08/2006
Código do texto: T223454

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Alci Santos Vivas Amado
Mimoso do Sul - Espírito Santo - Brasil, 71 anos
238 textos (31039 leituras)
2 e-livros (136 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 18:30)
Alci Santos Vivas Amado