Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O aprendizado sensível da língua materna

   Estudar a língua materna pressupõe buscar um entendimento das próprias raízes, daquilo que nos aproxima enquanto construtores de nossas próprias divagações. Atentar para aquilo que de belo existe na literatura, em textos jornalísticos ou mesmo publicitários, é treinar o olhar para e sobre o outro.
   Somos seres dependentes da comunicação verbal, seja ela escrita ou falada, representada em símbolos, códigos, linguagens. Estudar a língua materna é fundamental não apenas para decifrar aquilo que nos cerca. O bom entendimento da linguagem nos possibilita enxergar, ver, respirar e sobretudo sentir aquilo que se oculta nas entrelinhas, aquilo que não é dito, aquilo que somente a razão desenvolvida de maneira sensível pode perceber. Um bom falante da língua materna dificilmente terá dificuldades de expressar-se através do texto escrito, terá orgulho de ser capaz de compreender aquilo que uns nomeiam como incompreeensível, que às vezes se esconde nos versos de Camões, na prosa de Guimarães Rosa, nas letras de Chico Buarque ou naquele tímido bilhete escrito rapidamente para a namorada.
   Somente o olhar bem treinado pode perceber que, se um sorriso esconde milhares de intenções, uma única palavra pode refletir um universo inteiro. Escrever e falar nos leva à reflexão, e refletir é sinônimo de viver.
Marcos Rohfe
Enviado por Marcos Rohfe em 23/08/2006
Código do texto: T223757

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor e o link para a obra original.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcos Rohfe
Mogi das Cruzes - São Paulo - Brasil, 46 anos
107 textos (10408 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 14:20)
Marcos Rohfe