Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MODELOS DE GESTÃO EMPRESARIAL - Considerações Sobre a Revolução da Informação

Em seu artigo “Além da Revolução da Informação”, o austríaco Peter Drucker, considerado o precursor da Gestão, inicia a sua explanação ressaltando que o impacto desta revolução da informação está apenas começando e o que o potencializa é o comércio eletrônico. A palavra chave que traduz esta revolução é a Internet, meio de comunicação em massa que utilizamos das mais variadas formas, para o comércio, passando pelo entretenimento, chegando finalmente ao uso que dela fazemos para descobrirmos virtualmente o mundo. Diante desse fato, o autor segue dizendo que esse impacto revolucionário abrange, inclusive, a concepção que temos do mundo e de nós mesmos, condicionando-a.

Quando se referiu ao fator tempo, onde o uso de artifícios como a máquina a vapor e o computador alavancaram o progresso do mundo, ambos num período curto, é pertinente a comparação e o paralelo que Drucker fez entre a Revolução industrial do final do Século XVIII e início do século XIX com a Revolução da Informação que vivemos atualmente. Essas revoluções em questão, são marcos na história que dão início à mudanças nas mais diversas áreas do conhecimento humano, desencadeando também efeitos ímpares na área social. O trabalho escravo e o progresso das ferrovias, no século XIX e o lucro das empresas no comércio e a perigosa exposição pessoal que temos na internet nos dias de hoje, são exemplos dessas contradições.

O autor, talvez diante de um tema muito abrangente, não considerou de forma adequada, senão que unilateral, a questão do impacto social que a revolução da informação e a internet trouxeram. Não seria exagero algum, se considerarmos excluídos àqueles que são analfabetos funcionais e outros muitos que não têm acesso nem dominam a linguagem da informática. Aliada ao grande fluxo de informação e a nossa capacidade limitada para assimilá-lo, esta é a pior face dessa revolução. Ter a visão otimista do empreendor e gestor, levou Drucker a valorizar os ganhos e o progresso financeiro em detrimento dos impactos sociais.
GILSON MATOS
Enviado por GILSON MATOS em 04/09/2006
Reeditado em 25/06/2009
Código do texto: T232108
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
GILSON MATOS
Ceilândia - Distrito Federal - Brasil, 39 anos
105 textos (19751 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 12:52)
GILSON MATOS