Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rigoletto

A humildade precede a honra. (Provérbios 15:33)

--Vou entrar naquela loja bonitona, recitando uma poesia que aprendi quando era criança --decidiu Guarani. Meu pai falou que preciso me comunicar.

São Paulo, terra da liberdade!
Pátria de heróis e berço de guerreiros,
Tu és o louro mais brilhante e puro,
O mais belo florão dos brasileiros! ...
(Fagundes Varella)

--Meu filho, não precisa me agradar, não sou paulista e sim italiano. Se quiser trabalho, vá cuidar dos meus dois cachorros. -disse Giuseppe, ao contratar o adolescente.

--Senhor, como posso chamar esses bichinhos?

--Boa pergunta, garoto. Você é uma pessoa inteligente. Já percebi que iremos nos dar muito bem. Então ouça: Seus nomes são sr. Otello e sr. Trovatore. Gostam muito de ópera.

Assim, o jovem Guarani iniciou sua carreira, em uma importante loja de artefatos de luxo para banheiro, na grande metrópole.

Bem...pensava o rapazinho. --Hoje estou chamando cachorro de senhor e (tem gente que chama urubu de meu louro) ajudando na loja do “seu” Giuseppe. --O que mais posso fazer, além de ouvir ópera e começar a engrossar a voz enquanto cresço? Papai disse, que, para vencer na vida, eu tenho que lembrar do TEPA:

Trabalhar
Estudar
Pensar
Agir

Vou fazer uma surpresa ao “seu” Giuseppe: memorizar a Tabela de Preços, pois,surgindo algum cliente apressado, tentarei atender com rapidez e eficiência.

--Bom dia! Não tem ninguém pra atender aqui hoje? - indagou “seu” Attila, um dos melhores clientes da loja.

--O que deseja, senhor? - falei com a voz duplamente mais grave, por conta de estar um ano mais velho. Também forcei a garganta, para produzir um som que imprimisse maior credibilidade.

--Meu filho, eu quero comprar 40 assentos sanitários, modelo RIG115 e 56 RIG125, --disse “seu” Attila para me deixar sem ação.

Ao lhe passar os preços e ter fechado o negócio, conseguira naquele mês, uma boa venda antes da abertura da loja. Fiquei desesperado. O que vou dizer para o sr. Giuseppe quando ele chegar? Bem. Meu pai disse que o fim justifica os meios, quando estes são honestos. Falou para eu esquecer Maquiavel, cujo pensamento era apenas: “o fim justifica os meios”. Sendo assim vou aguardar.
--Bom dia, menino! Fiquei engarrafado na marginal e só agora estou chegando. O pior é que fevereiro é um mês péssimo. Cadê os dois vendedores? Guarani, vá cuidar dos cachorros.

Estava colocando a coleira no meu amigo sr. Otello e acariciando o sr. Trovatore para evitar ciúmes, quando fui surpreendido com um abraço gostoso, que lembrava o do meu pai. Era o sr. Giuseppe, expressando com doce voz, os sentimentos humanitários do bondoso povo italiano.
--Meu filho! Quem te ensinou a vender? Os preços tão certinhos, tudo tão correto? Deixa pra lá, a partir de hoje, você será promovido a vendedor. Tem que me prometer uma coisa: continuar os estudos, “ta”?

Dez anos se passaram. Eu era gerente da loja e me formara em Administração de Empresas. Resolvi analisar outra vez minha situação. Desta feita com o critério POCA:

Planejar
Organizar
Criar
Agir

O mercado brasileiro de assentos almofadados para vasos sanitários tem um grande potencial e está sendo atendido de forma hiper-precária. Vou conversar com meu colega e concorrente que acabou de se formar comigo,  propondo-lhe sociedade para construir uma fábrica.

--Nabucco, já falei com “seu” Giuseppe. Ele concorda em me indenizar e mais ainda, aceitou ser meu distribuidor para todo o Brasil.

--Guarani, disse Nabucco. Você é um gênio. Como pôde descobrir que todo o mundo precisa ir ao banheiro, e com conforto? Tem algo a ver com cães?

--Cuidei durante um ano dos srs. Otello e Trovatore. Quando fui promovido a vendedor, continuei ouvindo ópera misturada com os latidos amigos. Os cães circulavam na loja, olhando-me trabalhar. Eles tinham outro “cachorreiro”, mas, nossa amizade era sempre lembrada com os abanos de seus rabos macios.

--É isso, pensei: Rabo macio...papel higiênico macio, assento macio...Assento Almofadado...

Nossa indústria passou a abastecer o mercado interno, com “Assento Almofadado para Vaso Sanitário” e também começou a exportar.
 
A loja onde eu trabalhava, lembrava aquela história que todo mundo conta: ganhava-se pouco mas era divertido. Preste atenção aos nomes:

O dono da loja tinha o nome do maestro Giuseppe Verdi, autor das óperas Otello, Trovatore, Attila e Nabucco. Assim como os demais personagens dessa história,. Guarani é o nome de uma ópera. A diferença é que esta, foi escrita pelo maestro Carlos Gomes, amigo de Verdi.

Meu pai disse que antes de avançar em qualquer projeto, examinasse exaustivamente as coisas óbvias. Para ser fiel a essa idéia, resolvi homenagear o ex-patrão e seus lindos animais, que com amor cuidei. Estávamos reunidos para escolher a razão social da empresa. Na hora, não lembrei do nome da ópera de Verdi que mais ouvíamos. “Seu” Attila estava chegando e, resolvendo participar da conversa, falou: --Rigoletto.
Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 04/09/2006
Código do texto: T232222
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilberto Landim
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 68 anos
527 textos (25522 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 11:58)
Gilberto Landim