Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Esportes Matam?

Depois que fiquei sabendo, num programa de televisão, da resposta que Winston Churchill (1874-1965), primeiro-ministro britânico na Segunda Guerra Mundial, aos 90 anos, deu a uma pergunta de um jornalista, fiquei pensando sobre os seguintes fatos :

Gilmar dos Santos Neves, famoso goleiro da seleção brasileira, campeão do mundo em 1958 e 1962, está hoje, aos 75 anos, parcialmente incapacitado, vítima de um derrame cerebral, que afetou sua fala, embora ainda entenda o que lhe dizem.

Jane Fonda, famosa atriz norte-americana, que em uma época de sua vida destacou-se na divulgação de fitas de vídeo em que ensinava suas fãs a praticarem ginástica aeróbica, teve que fazer um deslocamento de quadril devido a uma doença que a acometeu, operação que a deixou um tempo numa cadeira de rodas.

Muhammad Ali, famoso boxeador norte-americano campeão do mundo na sua categoria, está hoje padecendo do Mal de Parkinson, doença degenerativa cerebral.

Johnny Weissmuller (1904-1984), famoso ator norte-americano de origem húngara, que notabilizou-se por tornar-se o melhor Tarzan das telas e que foi campeão olímpico de natação na sua juventude, tendo ganho várias medalhas de ouro, viveu sua velhice atormentado por uma doença incapacitante relacionada ao cérebro (informação insuficiente guardada na minha memória de algo que li há muito tempo; pesquisei na Internet tentando achar detalhes, mas não achei nada).

Jovens de 18 anos que, quando crianças, foram submetidos a intensos exercícios físicos (por exemplo, participando de torneios de futebol para crianças) apresentam hoje patologias como artroses, que, há algum tempo, eram próprias apenas de idosos.

Todos esses fatos mostram que esportes fazem mal ?

Calma. Antes que os sedentários (que, a bem da verdade, parecem ter mais chance de apresentar problemas de saúde do que os esportistas) comecem a soltar rojões, é preciso estar ciente de que fatos isolados não são evidência de teoria. A não ser nos casos dos jovens com artroses,
parece que comprovados cientìficamente, os outros casos referem-se a celebridades que naturalmente chamam a atenção quando lhes acontece alguma anormalidade. Celebridades que não têm problemas são ignoradas.

Talvez existam esportistas que morrem cedo e esportistas que morrem tarde, como sedentários que morrem cedo e sedentários que morrem tarde. Pode ser que as causas das doenças daquelas celebridades não se originaram do fato de terem se dedicado a esportes, mas tenham outras origens (por exemplo, hábitos alimentares, heranças genéticas, desprezo a orientações médicas). Por uma infeliz coincidência, foram esportistas.

O enigma só pode ser solucionado se for feita uma pesquisa séria, envolvendo muitos esportistas e muitos não esportistas, que pertençam à mesma classe sociocultural, que tenham os mesmos hábitos, que não carreguem heranças patológicas, que, enfim, tenham por diferença apenas o fato de serem ou não esportistas.

Dito isso, continua a dúvida. Os esportes matam ?

Não sei. Mas Winston Churchill me deixou com a pulga atrás da orelha. Curioso para saber o que ele disse ?

O jornalista perguntara-lhe qual o segredo para que ele tivesse chegado aos 90 anos lúcido e saudável. Winston Churchill respondeu-lhe :

- É o esporte. É o esporte. Nunca pratiquei esportes.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 05/09/2006
Reeditado em 04/02/2014
Código do texto: T233346
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paulo Tadao Nagata
Marília - São Paulo - Brasil
47 textos (35147 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 02:26)
Paulo Tadao Nagata