A ARTE DE VENDER

Vender é uma arte. E vender bem é o desejo de muitos hoje em dia...

Vender "bem" significa sucesso nos negócios.

O bom vendedor é aquele que não tem vergonha de oferecer seu produto, que não se intimida em chegar-se nas pessoas e que não teme em ouvir um não ou uma crítica do produto oferecido.

O bom vendedor não desiste na primeira recusa, tem que ter perseverança para oferecer uma, duas, três vezes ou mais se preciso for.

Tem que ter jogo de cintura para lidar com diferentes personalidades, pois existem os clientes bem e mal educados.

O vendedor tem também que ser paciencioso, tem dias que vende bem, outros dias nada, ele tem que ter consciência que nesse país miserável onde se trabalha muito e recebe-se pouco é difícil ser um campeão de vendas.

No entanto o povo brasileiro é muito consumista; principalmente as mulheres que sentem-se felizes e realizadas após uma compra.

Elas tem a impressão de posse, poder! Comprar é um descarrego de emoções, uma libertação da alma feminina (eu comprei, é meu, eu tomei posse, esvaziei o balde que existe dentro de mim.) Ou por simplesmente ter comprado algo de grande utilidade, sem o qual

a vida dela seria menos fácil, menos confortável enfim, os motivos são inúmeros.

Alguns vendedores conseguem vender algo com meia dúzia de palavras, outros não conseguem convencer nem com mil palavras... Quem sente constrangido em vender dificilmente consegue convencer alguém a comprar.

E quando convencem ficam em estado de culpa, ficam pensando: “Será que a pessoa gostou? Será que não vai reclamar? Será que não vai devolver?” E cada oferta do produto é uma tortura. Mil vezes confeccionar o trabalho ali, dias e dias, semanas, meses e até anos, do que vendê-lo... Total constrangimento.

Para muitas pessoas torna-se a pior fase do negócio, ter que receber um dinheiro por algo; - ter de cobrar uma, duas, ou três vezes então, nem se fala! Tem pessoas que preferem ficar no prejuízo do que cobrar...

Tenho uma história dessas na família, aconteceu com meu pai, no qual tinha um primo que era vendedor ambulante de vasos e plantas, nessa época um dos homens que trabalhava com o primo do meu pai ficou doente, então meu pai foi ajudar o primo a vender os vasos. Andavam o dia todo batendo de porta em porta oferecendo-os, assim que meu pai bateu na porta de uma senhora e mostrou-lhe dois vasos, a senhora disse “não" não queria comprar, meu pai sem jeito nenhum de vendedor e cheio de vergonha disse a ela: - "Então já que não quer comprar um, fique com os dois, e de graça". Saiu e foi bater em outra casa... Conclusão, no final do dia, o primo acabou falido e meu pai devendo os produtos a ele.

Para muitos ficam encabulados ao oferecer seu produto ás pessoas, mas veja bem; vergonha do quê?

Vender algo é um trabalho como outro qualquer, você não está tirando nada de ninguém! Está recebendo um dinheiro em troca do seu trabalho.

O que dá impressão é que o vendedor está mendigando para que lhe comprem, parece que na testa vem escrito: “POR FAVOR, COMPRE DE MIM ESTOU DESESPERADO! ”Não é verdade, o vendedor está só oferecendo o produto e isso não é ilegal nem feio, é normal.

Um segredinho para se vender bem é você oferecer um brinde ao seu cliente, pois a ideia de ganhar alegra qualquer pessoa.

Na verdade o segredo de ser um bom vendedor é mudar a forma como vê a si mesmo, passar por uma auto-avaliação, lembre-se que sua venda depende de você, se sua venda corre mal, você precisa achar o problema, pois você é o seu patrão, você tem que oferecer algo da mesma forma que gostaria de receber, uma forma educada e honesta.

Nunca se esqueça que você tem de trabalhar mais que os outros, seu esforça e tenacidade diária soa as melhores formas de você obter sucesso.

Não receie a rejeição. Muitas vezes por medo de ouvir um não o vendedor torna-se uma pessoa com a autoconfiança baixa, sendo que o comprador está rejeitando o produto e não o vendedor, nada pessoal.

Se alguém rejeitar o seu produto deve ser por causa que a pessoa não quer, não precisa do objeto oferecido ou não tem dinheiro para comprá-lo, você tem que saber para quem vende algo, não adianta você vender um sanduíche de carne para um vegetariano, ou uma barra de doce a um diabético, muito menos vender um produto que custa cem reais para quem só tem oitenta e cinco... (a não ser que seja a prazo... rs, rs, rs)

Antes da vergonha de vender pense; você sente vergonha de comprar?...

Se sente, não venda nada... Mas se não sente, venda seu peixe, ganhe sua vida de forma direita e correta, pois da vida nada se leva, e sim se deixa bons exemplos, de uma pessoa que luta que corre atrás para sobreviver nesse mundo, e lembre-se o sol nasce para todos nós.

Lediene Nunes

Lee Nunes
Enviado por Lee Nunes em 04/07/2010
Reeditado em 06/04/2016
Código do texto: T2358520
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.