Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CARAMUJOS



CARAMUJOS

Você sabe o que é caramujo? Para quem não sabe, eis o significado: do especial escaramujo, 'roseira silvestre de fruto edule'; 'caramujo', com aférese, na zoologia corresponde à designação comum aos moluscos gastrópodes, aquáticos, providos de brânquias, concha grossa, pesada e muito forte. Sinonímia - cornetinha; doença das salinas, que se manifesta em petrificações de várias cores; na botânica significa a variedade de couve repolhuda; obras de talha com que se rematam os beques ou rodas de proa de alguns navios; indivíduo esquisitão, ensimesmado. Significado variando de região para região. Aqui nesse contexto, queríamos associá-los aos moluscos gastrópodes que são importantes classes de moluscos de concha univalve, ou desprovidos de concha, quase sempre assimétricos, corpo dividido em três regiões distintas: cabeça, com tentáculos onde se situam os olhos e os órgãos sensitivos; um pé largo situado ventralmente e às vezes adaptado para natação; massas viscerais, dorsais, normalmente protegida numa concha formada de uma só peça. As espécies adaptadas à vida terrestre constituem a ordem dos pulmonados. Quando se sentem ameaçados se escondem em suas carapaças. Só saem quando se sentem seguros. Também conhecidos como lemas, aruás, em vários Estados nordestinos.
Queríamos nessas nossas nuanças, associarmos a figura desses moluscos à maioria dos políticos que já passaram, os que estão em ação e aos que estão pleiteando cargo público. Desejaríamos afirmar que exceções existem. Seria injusta a não conotação dessa qualidade ou virtude, a honestidade no ciclo político brasileiro. Existem políticos sérios e honestos? Sim. Existem! Do grego politikós, pelo latim politicu, uma variedade enorme de adjetivos se aplica ao significado da palavra político. Tais como: relativo à ou próprio da política; relativo aos negócios públicos; que trata ou se ocupa de política; delicado, polido, cortês; sentido figurativo - esperto, astuto. Aquele que trata ou se ocupa de política; estadista; indivíduo político, astuto, esperto, que gosta de política ou politicar estar sempre zangado, de relações cortadas com alguém. É claro, que visualizamos muitas diferenças entre caramujos e políticos, uma cabe direitinho no aspecto e atitudes dos que estão pleiteando cargos públicos. Saem das conchas, seus habitats naturais, abraçam uns, outros, tapinhas nas costas, apertos de mãos, percorrem os mais esquisitos lugares, que nunca estiveram antes, colocam em prática suas artimanhas e quando conseguem ludibriar a população incauta, após eleição, encolhem-se, escondem-se em suas conchas, ninguém os vê mais. As cenas dantescas e cinematográficas d’antes, vão sendo esquecidas e jogadas ao acaso, para não dizer, ao lixo.
As mordomias começam para uns e continuam para outros. As velhas promessas são esquecidas naturalmente, e as velhas desculpas esfarrapadas surgem num passe de mágica. Recebemos o governo falido, temos que sanar as finanças, realizar novos planejamentos e assim, nesses aspectos audazes e sagazes vão ludibriando as suas expensas a população. É dessa maneira que agem determinados políticos. Só se lembram do povo na hora de visualizar as benesses do vil metal. Aumentam a carga tributária, sacaneam com os trabalhadores e vão se aliar as valeriodutos e os Delúbios da vida. São os velhos caramujos, lesmas e aruás da vida. Lesma pode ser até inadequado, pois com a velocidade que agem, podemos apelidá-los de velhos piolhos de cobra.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-ESTUDANTE DE JORNALISMO DA FGF E MEMBRO DA ACI (ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE IMPRENSA).
Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 09/09/2006
Código do texto: T236486
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Paivinhajornalista
Fortaleza - Ceará - Brasil
2093 textos (759070 leituras)
1 e-livros (161 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 00:05)
Paivinhajornalista