Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Boas maneiras


 

É certo que as palavras possuem suas forças. Porém, há quatro delas que definitivamente fazem a diferença. Apenas o fato de não usá-las, por si só, pode causar estragos irreparáveis, mudando conceitos e redefinindo o modo de ser de cada um de nós.

 

Conseguimos identificar a intensidade cultural de um indivíduo através de suas palavras, através do seu modo de agir e se comunicar, através do seu comportamento e isto não tem nada haver com a condição social das pessoas. Mas entende-se que quanto maior a condição financeira, maior também será o acesso às informações e aos bons modos, maior as suas responsabilidades.  Mas nem sempre essa máxima é verdadeira e palavras como obrigado, por favor, com licença e desculpe, são definitivamente riscadas do vocabulário de alguns. Sendo assim, fica claro para entender que cultura e poder financeiro podem andar lado a lado e não fazer parte do mesmo ser.

 

A boa educação funde-se com os bons modos e deve ser usada sempre, seja onde for, seja com quem for. Certamente é à boa educação quem nos abre as portas, que nos faz mais apresentáveis, que nos transforma em seres humanos melhores e que nos faz causar uma boa impressão.

 

Por mais elegante que alguém pareça ser, sem o uso das boas maneiras, não passará de um conjunto de carne e ossos arrogante e soberbo. O indivíduo que não faz o uso da boa educação, definitivamente será carta fora do baralho, será excluído por não se tornar uma pessoa querida.

 

Somos o que falamos, e falamos o que pensamos, portanto somos exatamente o que pensamos ser. Quando transformamos nosso modo de agir, mudamos também nosso modo de pensar e conseqüentemente nosso modo de falar. E quando conseguimos mudar nossas ações passamos a influenciar as outras pessoas, passamos a ser influenciadores para um mundo melhor. É assim que começa o círculo e essa corrente não deve ser quebrada.

 

Independente da posição de cada um, é importante verificar como estamos nos comunicando, é importante verificar a dose de bom senso que estamos depositando em nossas palavras e gestos e o quanto cordial estamos sendo, assim teremos exatamente o retorno que desejamos.

 

O indivíduo que exercita diariamente a comunicação com o seu semelhante, através de uma boa educação, certamente é um indivíduo privilegiado, pois consegue através das palavras transmitir serenidade e a confiança com seu interlocutor e o retorno na maioria das vezes é o melhor possível. Este indivíduo, sempre será admirado, porque uma boa educação é traduzida como um alto nível moral, por que comportamento adequado é fundamental para o crescimento interior, para o equilíbrio psicológico do indivíduo.

 

Para transformar o que estamos recebendo, devemos primeiramente verificar o que estamos emitindo. Devemos nos habituar a exercer a boa educação, principalmente com as quatro palavrinhas mágicas.

 

Amigo leitor, por sabermos nos comportar, o mínimo que receberemos em troca será o respeito das pessoas.

 

Pensemos nisso!

 

Reginaldo Cordoa, futuro Administrador de Empresas e Apaixonado pela Vida.

11/09/2006

 

Reginaldo Cordoa
Enviado por Reginaldo Cordoa em 11/09/2006
Código do texto: T237976
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Reginaldo Cordoa
Matão - São Paulo - Brasil, 46 anos
95 textos (23233 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 05:23)
Reginaldo Cordoa