Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

VOCÊ TEM PROBLEMAS!

Você tem problemas?
Todos afirmam que os têm!
Todo mundo desata o saco das lamentações quando alguém pergunta:
— Tudo bem?
E aí começa...
— Vai se indo!... Não tem jeito mesmo! A vida é assim mesmo! Olhe, eu não sei mais o que faço! Meu marido... meus filhos... ou minha esposa... etc. etc...
Todos! Todos nós achamos que temos problemas! E adoramos quando alguém nos ouve e tem piedade de nós e nos escuta... Não é assim com você! E sempre, sempre e sempre seus problemas são maiores do que os dos outros! E mais: quem não o ouve, quem não lhe dá ouvidos, quem não o obedece, quem não lhe dá satisfações, é grosso, mal-educado e logo você começa a rogar praga nele e dizer que não vai com a cara dele! Acertei!

Todas as pessoas à sua volta são bons amigos ou amigas somente se você aparecer ou se fizer você aparecer ou se você for o foco de atenções e eles sempre bajular você! Acertei de novo!
Seu chefe, somente é gente boa, se bajular você, se tratar você muito bem! Se isso não acontecer, ele é chato, está lhe cobrando, é mal-educado, lhe paga pouco e você está trabalhando em excesso! E o mesmo acontece com o chefe... um empregado somente é bom, se for um puxa-saco e fizer tudo que ele manda sem discordância alguma!
Os filhos são bons filhos somente enquanto obedecem e dão satisfações aos pais! Do contrário, estão criando asas, estão querendo ser adultos fora de hora e você sofreu muito para criá-los e enquanto eles viverem sob seu teto têm que lhe obedecer piamente! E para os filhos, pais bons são aqueles que lhes dão de tudo e os deixam fazer o que bem entenderem!
Maridos bons são aqueles que bajulam as esposas, que diz que as amam eternamente, nunca deixam faltar nada em casa, que trabalham feito um burro deixando seus sonhos se perderem pela vida em nome da família... e mulheres são boas, pelos mesmos motivos... E, uma coisa interessante: somente o marido é que não deu conta do recado, que quebrou, faliu! A mulher, claro, nunca o prejudicou em nada nem usufruiu de nada e não tem culpa de nada!

Bem, esses comentários são apenas para ilustrar alguns dos problemas que todos dizem que têm. Problemas não existem, existe aprendizado!
Agora, o que é um problema?
Será que uma pessoa pensa que vai viver no planeta terra com milhões e milhões de pessoas em busca de seus sonhos e somente ela terá um cantinho tranqüilo para viver em paz sem que nada a perturbe!
Será que uma pessoa acha que a vida vai lhe abrir todas as portas e satisfazer todos os seus desejos e gostos e somente ela terá direito de realizá-los e que é somente dizer: eu quero isso! E pronto! Como mágica, tudo o que ela deseja, aparecerá na sua frente!
Será que uma mãe, ao reclamar que está cansada de tanto cuidar de seus filhos, que os filhos dão trabalho, não poderia simplesmente agradecer à vida por tê-los e pensar que cuidar de filhos não é trabalho, é um prazer e que estar grávida é sinal de saúde em vez de ficar fazendo manha com a barriguinha à mostra desejando ter tudo na mão! Uma mulher somente engravida quando e de quem ela desejar!
Será que um pai não pode conversar mais com os filhos, com a esposa e vice-versa e discutirem um planejamento familiar, um planejamento econômico das despesas e perceber que todos ali têm seus sonhos e na medida do possível tudo vai se realizando!
Apenas, um exemplo, que às duras penas a vida me ensinou:
Se uma pessoa colocar todos os meses $50.00 na poupança em 50 anos ela terá $30.000.00, isso, sem juros e correções, claro. E a juros de 1% terá um rendimento de $300.00 pelo resto de seus dias e ainda deixará uma herança para seus pares!
Impossível! Você acha impossível isto! Acha impossível guardar todos os meses $50.00 na poupança! Que tal, $20.00... $10.00...
Bem... vejamos: quantas vezes você vai ver seu time jogar?
Quantas vezes você comprou alguma coisa sem necessidade?
Quantas vezes você comprou aquele CD de seu cantor predileto... precisava comprar todos os CDs e ir a todos os shows dele! Quem você acha que ganhou com isso, você ou ele!
Quanto você dá de ajuda para sua igreja deixando às vezes faltar algo em sua família e para seus parentes?
Quem é o próximo mais próximo? Seus familiares ou alguém na sua igreja que você nem conhece! Sua igreja é linda! Cheia de ouro! E você!
Sua igreja vai lhe dar um rendimento de $300.00 reais na sua velhice se você colaborar durante 50 anos para sua organização religiosa!!!
Ajudar os outros é a melhor coisa da vida! Todos devem fazer isso! Orar, rezar, recitar um mantra, é a coisa mais maravilhosa do mundo! Mas, não dê esmolas tentando comprar o céu... E, primeiro, cuide do seu céu! Trace uma meta em sua vida! E, quando atingi-la, se dê por satisfeito. O que você tem em excesso, certamente, faltará a alguém! Faça um plano de metas a curto, médio e longo prazo! Quando sua vida estiver tranqüila, quando não mais estiver passando certas necessidades, quando você não estiver cheio de “problemas”, ajude uma organização séria! E quando estiver tranqüilo, agradeça, então, o seu Deus, que não deixou você se desesperar quando era pobre e não vá mudar de religião para ficar rico, pois é somente quando os problemas aparecem é que as pessoas vão entupir seu Deus de dinheiro para Ele lhe ajudar, não é mesmo! Ninguém reclama da vida durante um baile de carnaval ou quando está num motelzinho amando loucamente! Acertei de novo!
Ajudar pessoas é uma obrigação de todos! Mas, manter a pobreza é bem diferente! Nenhuma igreja quer montar um banco para emprestar dinheiro sem juros ou a juros baixíssimos para os pobres! Nenhuma monta um supermercado para os pobres! Dinheiro, este, que é doado! É de graça! Nem imposto paga!
Ser pobre não é defeito e ser rico não é virtude!

Portanto, Deus não irá lhe castigar se você cuidar melhor de sua família, e, claro, não faltando certas coisas em casa, você viverá mais tranqüilo... e você mesmo fez um milagre!
Então, meu caro(a) veja que os problemas não existem, nós é que damos vida a eles. Todos nós reclamamos quando as coisas não são ou não acontecem como queremos. Não tercerize seus problemas, não pague alguém para resolvê-los!
Vá lá você mesmo e cuida melhor de sua vida! Cuide melhor das pessoas à sua volta! Problemas são frutos de nossa inexperiência pela vida! Ninguém nasce sabendo nada! E, geralmente, nossos problemas são causados por uma falta de planejamento... por andarmos com os pés acima do chão... por acharmos que com uma certa lábia daremos jeito em tudo... por sermos induzido pelas perversas campanhas de propaganda de que se não comprarmos isso ou aquilo não somos lindos, bons ou não temos status social!
E quem está ganhando com isso! Você ou a loja que lhe entupiu de dividas!  Acertei de novo!
Agora, para você saber das coisas, terá que aprender... se você gosta de arrumar “problemas”, não culpe a vida e nem as pessoas à sua volta e não vá se lamentar perante seu Deus por você ser assim e nem jogar a culpa na vida por você ser pobre e não ter oportunidade na vida. A maioria das pessoas é pobre e a maioria das pessoas não rouba, nem mata, nem usa droga!
Não existem problemas, existe aprendizado!
Fim.
Lucas Durand
Enviado por Lucas Durand em 13/09/2006
Reeditado em 14/08/2008
Código do texto: T239322
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Lucas Durand
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
491 textos (377165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 14:39)
Lucas Durand