Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Todos nós Somos Jovens!!

Quero dirigir estas palavras a todas as pessoas que se consideram jovens. Mas inicio dizendo que, de fato, todos nós somos jovens. Carregamos dentro de nosso ser este tesouro maravilhoso que Deus concedeu a nós. Por quê? Porque Ele próprio é pura Juventude. Uma juventude empolgante, alegre e infinita. Não querendo retê-la pra si próprio, comunica-a de forma grandiosa a todos nós.
No entanto hoje, percebo quanto é difícil para jovem, mostrar o que ele realmente é, do que é capaz de fazer, daquilo que é capaz de transformar. Chama-me muita atenção a frase do Pe. João Calábria que dizia que: “Todo Jovem traz escrito na fronte: Sou de quem me conquistar!” Na atualidade, o jovem é bombardeado com uma gama de informações, notícias, ofertas, moda, beleza, um tipo de tênis, o celular. Assim, faz com que o jovem se sinta bem, realizado, que enfim, achou um lugar dentro de seu grupo de convivência ou um status dentro da sociedade. Há, no entanto, alguns que procuram realização em outras realidades: as drogas, o prazer sem limites... Levado por esta idéia, ele vai... Vai com a “onda” do momento.
Tudo isto são pequenas facetas, que o jovem vive nesta etapa de sua vida. Quero ressaltar que tudo isto são caminhos com os quais, o jovem se propõe em realizar, mas não é isto que, de fato, trará uma realização pessoal duradoura.
Faz parte de todo jovem, caminhar em busca de algo para realizar-se como pessoa. A juventude, como etapa da vida, o impõe vários obstáculos, por que nesta fase, tão importante, também coloca o jovem em questionamentos sobre o sentido da vida, do próprio futuro, do que será quando adulto.
Mas, este é capaz de lutar, lutar por um mundo melhor, de paz, sem fome, onde todos tenham voz e vez. Arregaçam as mangas de suas camisas e vão em busca de seus ideais, por que há algo contagiante, que os impulsionam, que os dão coragem de seguir há frente em seus objetivos. Apesar de existirem tantos modos de viver neste mundo, eles enfrentam os desafios com coragem, por que possuem dentro de si próprios que os movem na construção de seus ideais e sonhos. Um jovem que enfrenta o mundo com a cabeça erguida e com os pés no chão, certamente não será levado pelas ideologias opressoras que existem hoje. Será semente de transformação dentro do meio em que vive.
Creio firmemente que, se deixarmos surgir dentro de nós, àquele jovem que outrora, guardamos dentro de nosso esconderijo interior, por que nos tornamos adultos, conseguiremos tudo aquilo que desejarmos realizar de bem em nossa vida e na dos outros.
Por isso, há algo de extraordinário nos jovens, quando estes se colocam a caminho. E esta energia, Deus a concede a todos nós para sermos sinais de esperança e de vida no mundo de hoje.

Ir. Ricardo Ferreira Silva
Ricardo Ferreira Silva
Enviado por Ricardo Ferreira Silva em 13/09/2006
Código do texto: T239398

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ricardo Ferreira Silva
Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Brasil, 32 anos
21 textos (1058 leituras)
2 áudios (259 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 00:27)
Ricardo Ferreira Silva