CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

Para o que serve a Semente de Linhaça

 



          A LINHAÇA é originária de uma planta milenar e apresenta  (a semente)  excelentes propriedades nutritivas e medicinais.

          ORIGEM : Não se sabe ao certo qual a origem do linho ou linhaça. Acredita-se que essa planta de cultivo milenar seja asiática. O linho é mencionado  no Antigo Testamento e era usado pelos  antigos egípcios para confecção do tecido que envolvia as múmias.
          Recentemente , arqueologistas encontraram em uma pequena vila próxima ao rio Tigre , na Turquia, uma ferramenta envolvida em um pano de linho. Esse  artefato foi datado de aproximadamente 7.000 a.C. , sendo o tecido mais antigo já descoberto pelo homem.

          Como alimento, alguns historiadores acreditam que as sementes de linhaça já eram utilizadas na Grécia Antiga em 700 a.C,
          PROPRIEDADES NUTRICIONAIS : Cada 100 gramas  de semente
de linhaça apresentam aproximadamente 490 calorias. A LINHAÇA CONTÉM: vitamina B1, B2, C, E e Caroteno,ferro, zinco e uma pequena quantidade de potássio, magnésio, sódio e cálcio . Cerca de 39% da sua composição é de óleo. Desse total a maior  parte é formada por
Ômega-3 ( 57% ) e Ômega´6 (16%) , tipos de gordura polinsaturadas que devem ser obtidas através  da alimentação, pois não são produzidas pelo corpo. Além do ômega-3 e o 6, 9% são gorduras saturadas e 18% monoinsaturadas. Tanto a semente  amarela quanto a marrom apresentam as mesmas propriedades nutricionais.

          PROPRIEDADES MEDICINAIS : A semente de linhaça é  considerada  um alimento funcional. Isso porque , além das suas propriedades nutritivas , ela contém substâncias capazes  de prevenir doenças. Por ser rica em ômega-3 e ômega-6 , a semente de linhaça atua na prevenção de problemas cárdiovasculares e ajuda na construção de moléculas de hemoglobina, exercendo ação antioxidante e de renovação celular. Uma colher das de chá  de óleo de linhaça ou uma colher e meia das de sopa da semente moída, garantem a ingestão de todo ômega-3 que uma pessoa precisa . A linhaça também é  excelente na regulação das funções intestinais e indicada para diabéticos, por ser capaz de estabilizar os níveis  de açucar  no sangue. Alguns estudos apontam que a linhaça pode ajudar na prevenção da obesidade.

          CURIOSIDADES : A semente da linhaça , moída, tem mais benefícios nutricionais do que a semente inteira.  Como é muito dura , acaba não  sendo digerida corretamente e pode passar direto pelo organismo reduzindo suas vantagens nutricionais.
          Antigas culturas consideravam a linhaça uma planta abençoada. Acreditavam  que ela era capaz de trazer fortuna, restaurar a saúde e proteger contra a feitiçaria. Para os egípcios o
linho branco tinha uma ligação  direta  com a  Deusa Isis , sendo um
símbolo de luz  divina  e  pureza.


  Kalena : fugindo da FEITICEIRA e indo ao encntro da luz divina , cantando o angelus , amém.  Inv.jul.Lua Cheia.2010.



           ''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''ooOoo'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''


kalena
Enviado por kalena em 24/07/2010
Código do texto: T2397357
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
kalena
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
1572 textos (379593 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/14 14:35)