A História do Kilt e do Tartan

O kilt é um traje intrigante para a maioria dos homens não-escoceses no mundo. Eu acrescentaria que a falta de entendimento do verdadeiro sentido do kilt pode ter causado isso. Espero que nas linhas a seguir, você possa entender melhor o glamour e a honra de usar o traje nacional da Escócia: o kilt.Pesquisando em diversos locais, até mesmo quando fui comprar meu primeiro kilt, descobri detalhes fantásticos na composição de cada tipo de kilt e na forma e ocasião de usá-los. O material mais completo e mais explicativo que eu já vi sobre kilts está no documento KILTS AND TARTAN MADE EASY, do Dr. Nicholas J. Fides (www.kilt.com/kiltsandtartan). Neste site existe um arquivo "pdf" com tudo o que você deveria saber sobre kilts. É fantástico. Recomendo a leitura.Os kilts são repletos de detalhes, desde os mais antigos, por exemplo, o Great Kilt (faileadh mor em gaélico) até os kilts atuais, como o Prince Charlie Jacket.Uma outra curiosidade é que não existem kilts com padronagens iguais. Cada tartan é feito com um entrelaçado diferente, além do conjunto de cores. É justamente esta padronagem que proporciona a característica de um clan.

Existem alguns tipos e kilts, como por exemplo o modelo faileadh morr (great kilt), que é feito de uma única peça de tecido (tartan) e é enrolado na cintura e no pescoço, preso ao corpo por um cinto de couro. Era usado para aquecer e servir de toalha e manta para dormir, pois era feito 100% de lã. Eram necessários mais de 7 metros de tecido.

Um outro tipo é o kilt tradicional de 8 yards. É comumente usado em ocasiões formais.

Temos também, o kilt casual de 5 yards. Este kilt é bem menos quente e pode ser usado em diversas ocasiões do dia-a-dia.

Vale a pena conhecer um pouco mais e dar uma olhada na Galeria de imagens dos tartans, com quase todos os tartans da Escócia. Você irá perceber que as diferenças não estão apenas nas cores, mas sim na forma de trançar a lã e no formato do desenho, que a primeira vista são todos iguais. Surpreenda-se percebendo as diferenças.

A seguir, veremos quais as partes de kilt para ocasiões mais formais:

Jacket: Esté o modelo mais formal, usado apenas em eventos tipo black tie. É um dos modelos mais elegantes também.

Tie: Gravata tipo borboleta.

Belt and Buckle: Cinto e fivela especial, geralmente com símbolos celtas.

Kilt: A "saia" propriamente dita. Ele define o Clan.

Garter Flashes: Uma espécie de elástico com detalhes em tartan, na mesma padronagem do kilt .

Kilt Hose: Meia especial e muito cumprida, feita especialmente para usar com kilt.

Kilt Pin: Um broche que serve para preder a parte dianteira do "envelope" do kilt

Skean Dhu: Um faca pequena, geralmente adornada com uma pedra.

Guillie Brogues: Sapato especial para uso com o kilt. Ele não tem aquela tradicional "lingua" e possui um cadarço longo e de couro.

Quem pode usar um kilt?

Qualquer um pode usar um kilt hoje em dia. Você não precisa ser um escocês para poder usar um. Escolha o seu tartan dentre vários existentes e use seu kilt em ocasiões especiais, é claro, para não banalizar seu uso. No Brasil não é muito comum ver um homem usando um kilt. Logo, quando um aparece, vira o centro das atenções. Escolha o seu e boa sorte!

Brener
Enviado por Brener em 24/07/2010
Código do texto: T2397366
Classificação de conteúdo: seguro