Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Parte - I
Adm. Gestão em RH


“A INOVAÇÃO E O AUMENTO DA MOTIVAÇÃO E CRIATIVIDADE NUMA ORGANIZAÇÃO”.


A criatividade está aliada à inovação quando dentro de uma organização é baseada em uma filosofia de trabalho administrativo.
Atualmente vivemos grandes transformações tecnológicas de forte integração mundial e ou regional de comercialização e produção, ocasionando uma maior comunicação entre tais transformações. A criatividade dentro de uma organização tem sido considerado como fator primordial para a geração de inovações com interesses organizacionais que constitui um componente ideal de inovação, enquanto que a globalização nada mais é do que o referencial de aplicação de meras idéias para o mundo competitivo. 

O sucesso das organizações está mais do que nunca voltado a capacidade de posicionar-se corretamente perante os desafios de um ambiente em contínua transformação exigindo revisões constante de metas e estratégias em todas as áreas das organizações. Como forma de atuar diante destes novos cenários, muito se tem dito acerca do papel que as pessoas desempenham nas organizações, reconhecendo-se que são elas que fazem a diferença nos momentos cruciais de mudanças. 

"Introduzir uma mudança nem sempre é uma tarefa simples e rotineira."

Não é fácil dentro de uma organização mudar comportamentos, valores, hábitos, atitudes e mais difícil ainda é a tentativa de quebra de paradigmas. Tais mudanças em uma organização é considerado um grande desafio para um Gestor frente a uma gestão organizacional. 

O RH de uma organização baseia-se no fato de que o desempenho desta depende fortemente da contribuição das pessoas que a compõem e as formas como as pessoas estão organizadas, são estimuladas e capacitadas, e como são mantidos num ambiente de trabalho e num clima organizacional adequados. E ainda, como estão estruturados e organizados os membros da força de trabalho, de modo a habilitá-los a exercer maior poder e liberdade de decisão, levando à maior flexibilidade e à reação mais rápida aos requisitos mutáveis do mercado. 

As empresas buscam cada vez mais alcançar produtos de qualidade, com boa penetração de mercado e com clientes satisfeitos e fieis. Dentre as estratégias usadas para se chegar a esse objetivo, destaca-se a motivação e a criatividade que agem como fatores diferenciador e competitivo. A equipe motivada criativas consequentemente produz produtos melhores com qualidades. Nessa busca de qualidades, alguns fatores motivam as pessoas a se comprometerem mais com a organização, os quais devem ser identificados e conhecidos pela liderança. Uma vez conhecida as forças de comportamento humano relacionado ao gerenciamento para a qualidade, caberá ao líder examinar como essas forças dificultam ou promovem a obtenção de alta qualidade, estabelecendo as ações gerenciais precisas para canalizar essas forças comportamentais em direção construtivas (Juran, 1990). Porém para que tudo isso aconteça é necessário que as organizações deixem os funcionários venderem sua criatividade valorizando o desempenho e sejam encorajados a alcançar com novas idéias e propostas. 

Sabe-se que a motivação das pessoas tem uma relação direta com a criatividade pois uma vez atingido os objetivos das pessoas há uma busca na excelência da qualidade dos Produtores e Serviços das organizações. Há várias correntes acerca do comportamento do homem organizacional demonstram uma particular estratégia de comportamento individual e grupal, é o norteador da maneira de agir da organização que defronta com os indivíduos que com ela colaboram e interagem. A questão fundamental é descobrir como os fatores motivacionais contribuem para o melhor desempenho de seus colaboradores.


Mone TCarmo
Enviado por Mone TCarmo em 14/09/2006
Reeditado em 21/05/2010
Código do texto: T240231
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original (Direitos autorais à Simone Teixeira do Carmo) e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Mone TCarmo
Belém - Pará - Brasil, 37 anos
2862 textos (287321 leituras)
56 áudios (8739 audições)
4 e-livros (918 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:49)
Mone TCarmo

Site do Escritor