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A Importancia da Leitura para Educação de Jovens e Adultos(EJA)

   A Importância da Leitura para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Autora: Solange Gomes da Fonseca

A leitura é um testemunho da palavra escrita em assim sendo, uma atividade extremamente importante para o homem na sociedade.

O inicio do processo de aprendizagem da leitura, pelos alunos jovens e adultos devem diferenciar visualmente cada letra impressa, percebendo e relacionando este símbolo gráfico com seu correspondente sonoro. Entretanto, para que haja leitura não basta apenas à decodificação dos símbolos, mas a compreensão e a análise crítica do texto lido.

Infelizmente, quando não há compreensão por parte desses alunos de EJA, do que foi lido no texto, esta leitura deixa de ser interessante, prazerosa e motivadora.

O fundamental desse ato de leitura esta no descobrimento as novas idéias que vão surgindo, o prazer que a pessoa sente a cada história desvendada.

Diante, dos livros assumimos vários papeis, nos apaixonamos constantemente. Isso gera um benefício imensurável na vida de qualquer pessoa.

É preciso que todos se conscientizem da importancia da leitura na relevancia da formação de leitores, mais do que isso é necessário que todos os alunos de EJA possam gerenciar, votar e tomar as rédeas de suas vidas.

Compete aos professores às ações que possibilitem os alunos a desenvolverem o gosto pelos livros, a fim, de entender a vida, conhecer diversidades, pluralidade, singularidades como tudo ao seu redor.

Quando a pessoa se dedica ao fantástico mundo da leitura, além de se dá ao prazer de desbravar os quatros cantos do universo, ela se permite uma condição de cidadão atuante e crítico no mundo.

O texto aborda, como enfoque principal, as práticas do ensino de leitura na EJA. Tendo como ferramenta a metodologia e as práticas pedagógicas para o veículo na formação de cidadão consciente de sua própria função na sociedade.

Essa conscientização de se repensar as metodologias e as praticas pedagógicas aplicadas na aula, pelo professor dessa modalidade de ensino será de suma importancia para a leitura, a fim de que, o objetivo de conhecer e de analisar os métodos empregados, referentes ao ensino de leitura, aplicada na EJA, com a finalidade de propiciar a prática de leitura, na escola, onde o aluno constrói o significado do texto, bem como analisa e compreende as idéias que se manifestam, através da interação do leitor/texto/autor tem a figura do professor como mediador de todo o processo.

As estratégias de leitura usada nas práticas pedagógicas para fazer da leitura uma atividade prazerosa são compostas de afeto, atenção e comprometimento com a prática utilizada na sala de aula de EJA.

Ao utilizarmos essas estratégias de leitura, o caminho torna-se mais fácil. E, o uso dos novos métodos pode fazer das aulas de leitura, uma atividade mais interessante, lúdica e participativa, onde os alunos aprendem a língua com mais facilidade, já que vão interagir com os textos apresentados para serem trabalhados.

Uma vez, com o domínio da leitura, esses alunos de EJA encontram o caminho para a possibilidade de estruturação ao vocabulário, com mais coerencia e coesão.

Os professores devem investir na funcionalidade da leitura. Ainda, mais quando o aluno prove de classe menos favorecidas socioeconomicamente e não tem acesso fácil ou nenhum aos livros e aos textos. Sendo de grande importancia o papel do professor em fornecer a maior diversidade de textos: quadrinhos, revistas, jornais, bulas, cartazes, bilhetes, poemas, contos, etc. Com isso, facilita o acesso desses alunos ao mundo da leitura.

O hábito da leitura dispensa a sistematização do ensino de regras gramaticais, e faz o aluno depreendê-la do contexto de maneira mais agradável. Não esquecendo nunca, que o envolvimento do professor é a base desse processo, pois, com isso, os resultados obtidos numa classe de EJA com a leitura serão os melhores.

Paulo Freire, nos recorda que a leitura do mundo precede a palavra, com isso nos mostra por meio de sua experiencia, de quando nos primeiros anos aprendeu a ler em sua própria residencia, rodeada de árvores e animais. Aquele mundo era o mundo de suas primeiras leituras (Freire, 1997, p.3).

Podemos elencar que vivemos um momento de grandes despolitizações, mesmo assim, em sua última obra, Freire continua afirmando que os seres humanos são seres transformadores, capazes de adaptarem-se a concretude para melhor operar. Em sua análise as transformações do tempo (revolução tecnológica e aceleração da vida), trazem a necessidade de interagir com o novo. Nesse propósito faz-se necessário ter um posicionamento crítico de natureza política e ideológica, frente às mudanças e o posicionamento do autor e em favor da construção e aperfeiçoamento da verdadeira democracia. E, nesse caminhar o texto propõe mostrar a importancia que a leitura faz na vida do cidadão. No caso específico, dos alunos jovens e adultos buscando contribuir para a prática cotidiana do professor e dos alunos que se encontram na sala de aula, numa relação de ensino/aprendizagem com os métodos empregados na prática de leitura.

Concluímos, que só existe um caminho que conduz a eficácia do uso das práticas pedagógicas sociais de leitura: a criação e implementação das políticas públicas e programas que possibilitem o aprimoramento das práticas pedagógicas dos profissionais que trabalham na EJA.

É necessário incentivar os alunos de EJA para a leitura. E, assim, pensarmos que o desenvolvimento de um projeto que vise o incentivo da leitura para esses alunos vai contribuir, a fim de que, resultados positivos sejam alcançados. Porém, é importantes que se conheça o perfil desses alunos e suas necessidades e interesses básicos, para que assim, as leituras trabalhadas tenham um significado prático na vida dos alunos.

É preciso, também mostrar a importancia da leitura na vida cotidiana dos mesmos, com exemplos de situações, onde se evidencie a importancia do ler.

Um dos principais incentivos para o projeto de leitura é conscientizar os professores de que deve incentivar os alunos a ler. Realizar e solicitar trabalhos em sala de aula. Pois, temos conhecimento do público de EJA, que tem como uma das maiores dificuldades à volta ao estudo e a falta de tempo.

É muito importante a conscientização desses alunos, de que ler é uma forma de sonhar, conhecer, aprender, imaginar, refletir, questionar, sendo assim, de participar mais efetivamente, daquilo que acontece na sociedade, na escola e na família.

A importancia da leitura para a EJA reflete a preocupação de educadores, mas percebemos que são poucas as pesquisas que dão atenção para EJA, quando se trata da formação de leitores. Portanto, temos conhecimento que se incentivarmos a prática de leitura na modalidade de ensino de EJA, superamos as marcas de exclusão, promovendo a entrada destes leitores, neste universo cultural com direito democrático. Dando assim, espaço e lugar a ampliar o universo cultural dos alunos jovens e adultos.

Para finalizar a abordagem do texto convido a todos fazermos juntos uma reflexão a seguinte frase: "os livros são janelas abertas para o mundo e para realização do cidadão!"

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 03/08/2010
Código do texto: T2415098

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Sobre a autora
Solange Gomes da Fonseca
Curitiba - Paraná - Brasil
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