Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OS "SINAIS" DO BRASIL

                                                 Leo Barbosa
                                   (escritorleobarbosa@hotmail.com)

                                          Os “sinais” do Brasil

    Libras – Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, onde sob o meu prisma foi oficializada de forma tardia; em 2002. No mesmo ano, é decretada uma lei, a qual exige que os profissionais das áreas como: psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, e licenciatura em geral, tenham o mínimo de conhecimento de libras para a execução dos seus ofícios, uma vez que isso venha a agregar, dar acessibilidade aos surdos.
         Libras é um sistema lingüístico de natureza visual-motora, possui estrutura gramatical própria e é oriunda das comunidades surdas espalhadas pelo Brasil, por vezes se apropria; como ocorre nas linguais orais com as palavras (no caso sinais). Alguns sinais variam de região para região. Semelhante aos sotaques. O principal canal usado para transmitir idéias são mãos e, curiosa e raramente os pés, além das expressões faciais.
     Muitas pessoas acreditam que a comunicação por meio dos sinais não seja tão eficaz quanto às línguas orais. Errado. Não se trata de um mero conjunto de sinais. Pesquisas mostram que em nível complexidade e expressividade a Libras não fica aquém de qualquer língua oral, sendo possível a utilização de gírias, metáforas, fazer poesia. Discutir literatura, política... Entre outros tantos afins.
    O governo tem cada vez mais se esforçado para que a Libras seja de conhecimento de todos. Nos colégios da rede municipal já estão sendo oferecidas aulas dessa disciplina para os alunos ouvintes. Nas universidades pretende vigorar nos cursos supracitados a cadeira obrigatória da língua de sinais.
     Entretanto, ainda há inadequação do Brasil no tocante ao surdo. Podemos citar a falta de legendas em português nos filmes brasileiros.
     Estima-se que são mais de 40 mil surdos na Paraíba e mais de 1 milhão no Brasil, todavia, nem todos sabem Libras.
     Conhecer o mundo surdo é o primeiro passo para quebrar os paradigmas. Ver o quanto são competentes. Eu acompanho a forma como trabalham. São disciplinados. Expressivos. Espontâneos.
     Quem nunca passou pela experiência de encontrar surdos pelas ruas e ficou na curiosidade de saber o que eles diziam? Pois é! Preste mais atenção nos sinais, nos rostos de quem fala com o corpo constantemente. Poesia nas mãos.
   
(Texto publicado no "Correio da Paraíba" em 07/08/10)
Leo Barbosa
Enviado por Leo Barbosa em 09/08/2010
Código do texto: T2427981

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Leo Barbosa
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 24 anos
368 textos (26009 leituras)
313 áudios (18403 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/14 01:04)
Leo Barbosa



Rádio Poética