Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Segundo RCNEI (1998, p. 89) “...as artes visuais devem ser concebidas como uma linguagem que tem estrutura e características próprias...” As crianças devem ser envolvidas num ambiente cuja aprendizagem envolva o fazer artístico, a apreciação e a reflexão. Para isso, as aulas de artes não devem ser apenas coadjuvantes de um conhecimento de outra área, a fim de reforçar os conteúdos estudados. Em conversa informal com uma das professoras da pré-escola, perguntei como ela insere a arte em seu planejamento. A professora descreveu o seguinte: “Era aula sobre as estações do ano. Fiz as explicações sobre  elas e mostrei figuras. Depois cada criança recebeu uma folha de ofício para desenhar a estação que mais gostou.” (sic)
A arte tem conteúdos próprios que podem ser absorvidos por crianças de qualquer idade. As professoras desse segmento da Educação Básica necessitam apropriar-se desse conhecimento.  As aulas de artes visuais na educação infantil poderiam ir além de meras representações das atividades propostas. A criança de creche e pré-escola pode ser estimulada constantemente nos aspectos imaginativos, perceptivos, intuitivos e cognitivos a fim de desenvolver suas competências criativas. É no fazer artístico que a criança desenvolve sua imaginação criadora, sua expressão, sua sensibilidade e sua capacidade estética. Nos primeiros anos de vida, a criança ainda não representa nos seus rabiscos o que ver ao seu redor, mas o movimento repetitivo e mecânico, podem  ampliar o conhecimento de seu próprio corpo, do mundo e do próprio desenho.
Os outros dois aspectos para o desenvolvimento do conhecimento de artes visuais (apreciação e reflexão) são pouco utilizados nas escolas de E.I. A apreciação de imagens pode se dar a partir de perguntas que instiguem a imaginação, a observação e o interesse das crianças por essas imagens. Nada impede que as crianças sejam apresentadas a obras das diversas épocas da história da arte mundial e conheçam seus autores (RNCEI, 1998). Embora a atenção da criança pequena seja mais curta, é possível manter o interesse dela na observação e apreciação de uma obra de arte. A criatividade da professora é que vai aumentar ou limitar seu interesse.
A criança pode e deve receber desde cedo a educação para olhar, que a possibilite refletir sobre a obra, quem a fez e porque a fez. Isso se chama fruição. A reflexão, o conhecimento, a emoção, aliados a sensação e ao prazer gerado pelo contato com as produções artísticas são conceitos necessários para a aprendizagem em artes visuais.
Para que isso aconteça é aconselhável que a professora escolha a maior diversidade possível de artistas e obras, e que sejam significativos para as crianças. Por exemplo: artistas como Tarsila do Amaral e Aldemir Martins que utilizavam em suas pinturas elementos do cotidiano como animais, crianças, brincadeiras infantis e objetos da cultura regional com cores e formas exuberantes e atraentes. Contudo, é possível que as crianças tenham acesso também a obras de artistas abstracionistas ou renascentistas. “Nesses casos, há que se observar o sentido narrativo que elas atribuem a essas imagens e considerá-lo como parte do processo de construção da leitura de imagens.” (RCNEI, 1998)
Karla Barreto
Enviado por Karla Barreto em 11/08/2010
Código do texto: T2432393

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Karla Barreto
Fortaleza - Ceará - Brasil, 43 anos
3 textos (4318 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/11/14 12:59)
Karla Barreto



Rádio Poética