Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Palestrante Abajur?

O homem pode mudar a sua vida, transformando a realidade em que vive. Não o fazendo, afunda-se na circunstância, tirando o sentido da própria existência. (Ortega y Gasset)

-- Landim, fez boa viagem? – perguntou o presidente de um sindicato do Rio de Janeiro, que dissera estar precisando de um Palestrante Abajur.

-- Sim, foi Excelente. – respondi, tentando equilibrar as emoções, pois estava tratando de negócios. Minha memória registrava a maciez do seguinte quadro:

Transversalmente, descia a chuva que eu examinava, durante a degustação de um delicioso camarão com catupiri, na lagoa de Tambaú, em João Pessoa – PB. Ao atingir o quinto ou sexto bocado, pousava sobre mim grande sossego. Continuei a prestar atenção à entrada do restaurante, assistindo dessa vez ao cruzamento dos pingos vindo das nuvens, com as gotas jorradas verticalmente pela calha. Juntos formavam um esplêndido tecido de transparentíssimo cristal.

Antes que a diretoria percebesse alguma abstração minha, falei:
--- Então, como vai o sindicato?

-- Landim, disse o Presidente: o maior problema aqui é o desinteresse. Uma acomodação envolveu o povo de tal sorte, que se encontra desmotivado por inteiro.

-- Dr. Lucivelo, a média de idade do pessoal é de 94 anos? – perguntei sério.

-- Para com isso Landim, quem com essa idade irá trabalhar? Nem todos são aposentados. Digamos que suas idades beirem uns 50 outonos. O fato é que esse pessoal está tão apagadinho!

--Dr. Lucivelo, o que o leva a pensar que os companheiros estejam desanimados. Há alguma causa que seja do seu conhecimento? – sondei.

-- Você tocou na ferida. Essa gente se deixou catapultar pela economia engessada, com capital movido a crédito, utilizando como combustível, a antecipação bancária de títulos. Ilusoriamente, emula-se uma receita paralela. Isso já virou costume. “Recebíveis Ultimamente, Justificam a Antecipação da Bancarrota, do Atoleiro” – balbuciou o líder sindicalista.

-- Presidente, seu pessoal está trabalhando invertidamente, usando o critério Rujaba. O certo seria o Abajur.

--- Landim. O que é Rujaba e qual é sua ligação com o Abajur?

-- Rujaba é exatamente a inversão da palavra Abajur. Sigla representativa da modalidade operacional dos seus sócios. O Abajur é a correção do processo. Vou detalhar.

Palestrante Abajur é aquele que tenta extrair dos participantes, subsídios geradores de desfrustrantes idéias, capazes de inverter uma complicada situação. O medicamento é composto de conversores de situações preocupantes nas mais desejáveis e lucrativas soluções. Ele age sempre em conjunto com os envolvidos, ungindo-se de simplicidade, e, com o manto da reflexão procura encontrar as mais adequadas respostas.

Aos 50 anos, o espanhol Pablo Casals, torna-se o maior violoncelista do mundo. Quando fez 94, ao ser entrevistado pela imprensa, perguntaram-lhe porque com essa idade ainda treinava 8 horas por dia. A resposta foi: para aprender mais um pouquinho.

No final de 2001 uma grande fábrica estadunidense de computadores, encontrava-se em vias de falência. Em janeiro do ano seguinte, o já cinqüentenário, Steve Jobs, seu presidente, inovou com um arrojo de “design”, apresentando o modelo Abajur. Além de a organização sair do vermelho, somente com o computador Abajur, passou a ter um lucro de 300 milhões de euros. O imenso sucesso fez a Apple disparar em vendas espetaculares e elas permanecem crescendo em uma progressão geométrica.

Steve Jobs, criador do computador Abajur, comparecia com freqüência às palestras da Hewlett-Packard, permanecendo sempre em treinamento.

A exemplo do Abajur, o ser humano com mais de 50 anos mantém-se firme, por encontrar-se sempre afixado em alguma base. Seu principal acervo é a experiência. Não imagino que esteja na hora de você entregar os pontos desperdiçando um excelente aprendizado.
 
Não tenha medo de andar devagar. Você não pode é ficar parado. Não esqueça porém, onde precisa chegar. Ajuste seu pêndulo, torne-o rítmico e mexa-se ciclicamente e fale-me dos resultados.

É extraordinária, capacidade do idoso em proporcionar sobrevida à gente bem jovem, mostrando-lhe um caminho composto de uma possibilidade no horizonte.

O idoso pode, fazendo uso de sua autoridade, permeada de charme, converter ressentimentos e amuos familiares em uma rica alegria. Os recursos financeiros ajudam na solução de muitíssimas coisas. Daí a necessidade de se conseguir mais dinheiro.

Os membros do sindicato estão colocando o Abajur de cabeça para baixo. Como conseqüência, a cúpula da luminária levará a mesa a um aquecimento. A intensidade do calor culminará em um indesejável incêndio.  É necessário usar o Abajur corretamente. Quer saber como?

Evidentemente, cada caso precisa ser analisado. Evite a princípio, que sua empresa entre em coma. Não faça da exceção uma habitual regra. Tente inverter a situação. Imprescindível é, que em vez de negociar Recebíveis com o banco, com sua devida despesa de securitização, a empresa conte efetivamente com os Recebidos.

Antes de rastrear o problema, considero oportuno tomar as seguintes medidas emergenciais:

1 - Exorcisar o pessimismo com uma cirurgia hiper-invasiva, amputando totalmente o
     negativismo.
2 - Eliminar frases como:
     Só ralação
     Ta Difícil
     É rúim!
     A carga tributária ta alta
     Nossa taxa de juros é a maior do mundo
3 – Esfriar a cabeça
4 - Escarafunchar o lado positivo

Identificado o problema, tomemos as seguintes providências:

1 - Tentar manter contato com pessoas que viveram e superaram o problema
2 -  Inteirar-se de fatos reais acontecidos com outras pessoas, começando pelas próprias
      histórias narradas pelo Palestrante Abajur veja o site:
      www.vendasplus.com.br
3 -  Estudar Ações necessárias para mudar o quadro
4 -  Desencruzar os braços e iniciar com esperança e certeza as ações

No “game” Super Mário Bross, o mais divertido, é a saída que, embora aparentemente impossível, sempre existe através de uma infinidade de canos. O empresário precisa desenvolver um entendimento capaz de permiti-lo analisar com freqüência sua rota, corrigindo-a quando necessário. Deverá tomar cuidado para não entrar pelo cano. Isso porém, acontecendo, é importante que conheça todo o labirinto, transformando uma saída aparentemente horrorosa, em uma entrada triunfante para o sucesso!

Repagine as idéias. Tente operar com “Pagáveis”. Com os “Cheques Pré” que recebe dos clientes pague aos fornecedores, não sendo preciso recorrer a companhias de factoring ou bancos para antecipar recebíveis.
 
Aproveite as dicas do Palestrante Abajur, para mudar sua situação. Além do mais, a desoneração das microempresas através da renúncia fiscal contida na MP do Bem é uma vantagem que evita você precisar descarregar notas fiscais em uma segunda firma. Agora você pode faturar o dobro, com idêntica carga tributária.

Quanto à sua idade, saiba que o momento nunca foi tão favorável a você. Veja o que aconteceu recentemente com duas bandas de rock:

Os Línguas, conduzido por Mico Jeca, inundou a praia de Copacabana, com mais de um milhão de fãs. Omo Box, principal vocalista da Banda Urutu, foi sucesso no Morumbi. Sabe qual é a soma de suas idades? Mais de 120 anos.

-- E suas férias? – perguntou o agora companheiro Lucivelo.

-- A chuva passou. Acabei o camarão, pedi goiabada com catupiri para sobremesa. Meus olhos voltaram para a mesa quando somente então notei a presença de quem não parava  de me observar: um belo, lindo abajur.

-- Landim – falou o presidente. Agradeço e tenho certeza que as coisas vão mudar. Afinal nossos companheiros são mais jovens do que muitos componentes de banda que estão em um enorme sucesso.

-- Disponha companheiro. Breve, seremos visitados por outras duas famosas bandas: Gibi e Ocaso. Todo mundo sessentão. A galera é fissurada neles viu doutor?

-- Tome esta edição da Revista Fuças. – continuou o presidente -- Separei para você justamente porque o jornalista Acari Júnior, aparece na foto usando um computador abajur. Posso lhe chamar de Palestrante Abajur?
Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 19/09/2006
Código do texto: T243792
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilberto Landim
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 68 anos
527 textos (25515 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 16:02)
Gilberto Landim