CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

O VÔO DOS GANSOS...

No Outono, quando se veem bandos de gansos a voar para Sul e que formam um grande “V” no céu, sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás.
A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que este fica mais longe do cume. Em geral, o bando beneficia de pelo menos 71% a mais de força de vôo do que uma ave a voar sozinha.
Sempre que um ganso sai do bando sente subitamente o esforço e a resistência necessários para continuar a voar sozinho. Rapidamente entra novamente na formação.
Quando o ganso líder se cansa, muda de posição dentro da formação e outro ganso líder assume a liderança. Assim todos se ajudam de forma a garantir a sustentabilidade até ao seu destino final. Todos têm o seu papel definido, ficando para os gansos de trás o trabalho de gritar encorajando os da frente para que mantenham a velocidade. Quando um ganso fica doente, é ferido ou está cansado... e tem de sair da formação... Outros saem da formação e acompanham-no para ajudá-lo e protegê-lo. Permanecem com ele até que morra, ou seja, capaz de voar novamente; então alcançam o seu grupo, ou integram-se noutro.
O vôo dos gansos rumo ao Sul no Outono é um grande exemplo de trabalho em equipa onde todos têm o mesmo objetivo, meta e compromisso com sucesso.



Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 18/08/2010
Reeditado em 06/09/2010
Código do texto: T2445905
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Josepedroso
Frutal - Minas Gerais - Brasil, 70 anos
431 textos (117531 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 01/09/14 15:41)