Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Burguesia Revolucionária

"20 de Setembro, o precursor da liberdade". Então somos livres desde aquele dia? Não nos basta dizer que somos livres se nas ações não demonstrarmos isso.

O estopim foi forte, a pólvora que acendeu a tudo não era de melhor qualidade. Mas os motivos, a nossa lenha era muita. Poderíamos chamar a nossa "Revolução Farroupilha" de "Revolução Burguesa", pois foram à burguesia da época, os nossos maiores latifundiários e criadores de gado que foram os principais responsáveis pelo início da revolução. Mas não, os nossos motivos cresceram; não foi apenas para ter um gado de maior valor, mostrar dignidade, impor respeito e trabalhar como homens livres.

Mostramos raça, força e terminamos de cabeça erguida. Não podemos dizer que alcançamos tudo o que quisemos com a revolução, mas podemos dizer que lutamos com afinco para valorizar o nosso chão. Nunca entregaríamos o que é nosso numa bandeja de prata com uma maçã na boca, nunca nos rendemos, o sangue guerreiro corre em nossas veias.

Um grito de luta foi ouvido, a paz se calou. Muitos morreram, mas não por uma revolução falsa, nem teriam as suas mortes sido em vão. Cada Chimango, cada Maragato que lutou e que morreu por nossa causa foi vingado. Não de uma vez, o caminho para alcançarmos o nosso objetivo foi longo, mas chegamos lá. Somos homens livres, o minuano apenas faz sofrer aqueles que à esta terra não pertencem, pois os que aqui nasceram e aqui cresceram se tornara um povo que não teme nem à nada, nem à ninguém. Graças ao sangue derramado por estes que somos o que somos hoje, aqueles que lutaram por nossas fronteiras não pereceram, seus ossos se tornaram alicerces para a construção do estado. "Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra".
Beff
Enviado por Beff em 22/09/2006
Reeditado em 27/09/2006
Código do texto: T246883
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Beff
Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil, 26 anos
7 textos (461 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 15:05)
Beff