AS FACES DE EVA

EVA COMO METÁFORA _Segundo a Bíblia, a mulher foi feita a partir de uma costela de Adão, significando que ela está a seu lado. A costela significaria a igualdade entre os dois sexos e que a mulher é protetora da vida (assim como os ossos da costela protegem o coração).

Segundo Joseph Campbell a "metade da população mundial acha que as metáforas das suas tradições religiosas são fatos. A outra metade afirma que não são fatos de forma alguma. O resultado é que temos indivíduos que se consideram fiéis porque aceitam as metáforas como fatos, e outros que se julgam ateus porque acham que as metáforas religiosas são mentiras" . Uma dessas grandes metáforas é a de Eva. Campbell diz que a metáfora da costela de Adão distanciou os hebreus da religião cultuada entre os antigos—o do culto à Mãe Terra, Mãe Cósmica ou Deusa Mãe.

Segundo a arqueologia, as mais remotas descobertas de uma religião humana remontam ao culto da cor vermelha, associado ao sangue menstrual e ao poder de dar a vida. A origem da vida com a Mãe Terra, com a mulher, seria, segundo Campbell, retratada também na Bíblia: "Ao criar, Jeová cria o homem a partir da terra (da Deusa), do barro, e sopra vida no corpo já formado. O corpo de cada um é feito do corpo dela".

Segundo Campbell, o patriarcalismo surgido com os hebreus deve-se a atividade belicosa de pastoreio e as perseguições religosas que desencadeavam o nomadismo e a perda de identidade territorial.

EVA MITOCONDRIAL _ Nome pelo qual é conhecido o ancestral comum mais recente (MRCA, do inglês Most Recent Common Ancestor) matrilineal de todos os seres humanos vivos. O seu DNA mitocondrial foi passado de geração em geração e está agora presente em todas as pessoas. Em 1986, pesquisadores da Universidade da Califórnia concluíram que todos os humanos eram descendentes de uma única mulher que viveu na África há cerca de 150 mil anos, que denominaram de Eva Mitocondrial. Isso não significa que ela foi a única mulher que viveu em sua época. Eles se basearam na análise do DNA retirado das mitocôndrias, que difere do DNA do núcleo da célula e é transmitido apenas pela linhagem feminina. Com o tempo, ocorreram mutações, surgindo vários grupos étnicos.

A Eva mitocondrial recebe seu nome da Eva que é relatada no livro de Gênesis. Isso tem ocasionado mal entendidos. Um erro comum é crer que Eva foi o único ancestral feminino vivendo em seu tempo. É muito provável que muitas mulheres anteriores a Eva e também muitas pertencentes aquela época, haviam tido descendência até certo momento no passado. Entretanto, somente a Eva mitocondrial produziu uma linhagem completa de filhas mulheres até nossos tempos; pelo que é o ancestral feminino do qual provém toda a população atual.

O fundamento da linhagem da Eva mitocondrial é que, ao revisar a árvore genealógica de todos os seres humanos que vivem na atualidade (através da genética), quanto mais se retroceda no tempo, menos linhagens restarão até que fique só uma, que corresponderia à Eva mitocondrial.

Isso serve como sustentação à teoria da origem comum e confirma que os seres humanos modernos (homo sapiens) se originaram na África entre 100 e 200 mil anos atrás.

Bibliografia:

Mulheres - Homens que Gostariam de ser _ Lenadro Kojo

Las Siete Hijas de Eva _ Bryan Sykes

O Caso da 'Eva' Mitocondrial _ Frank R.Zindler

A Eva Mitocondrial _ ciênciahoje.uol.com.br

Giustina
Enviado por Giustina em 30/08/2010
Código do texto: T2469323
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.