Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Reminiscência de palavras

Ao se observar a nomenclatura de certas coisas e objetos, nota-se que os nomes variam de acordo com as épocas e, por isso, se se fizer uma investigação acurada sobre os mesmos, ver-se-á que certos nomes fornecem uma dica de pista importantíssima ensejando detectar-se em que década ou época foram utilizados. Por exemplo, o refrigerante, “Grapette”, feito à base de uva, era uma delícia e campeão de vendas. Reinou soberano até o ano de 1.960. Outro refrigerante de antigamente era a “Crush” refrigerante conhecidíssimo à base de laranja, que foi o ancestral da Pop, Suquita, Mirinda, Fanta e outros. Imperou aproximadamente até o ano de 1.965.

Uma outra palavra de origem francesa, “Chauffer”, era muito utilizada principalmente por pessoas eruditas do Brasil para designar pessoas que dirigiam veículos automotores e largamente utilizada até o ano de 1.960. Posteriormente foi aportuguesada para Chofer e hoje significa sinônimo de condutor de veículos ou motorista.

Já a palavra “Far-West”era o nome de uma marca de calças americanas vendidas no país. Quem tinha uma dessa marca estava impecavelmente na moda, lá pelos idos do ano de 1.958. Depois surgiram outras marcas, como a “Us Top” por exemplo que se tornou muito popular. Quem nascido na década de 70 que não teve uma? Hoje sabe-se que as calças Far-West é a mais antiga ancestral das calças “Jeans”, que por sua vez engloba todas as marcas de calças americanas da atualidade.

São muitas as palavras que carregam em seu bojo uma história peculiar, invocando paralelamente um passado distante, que pelo o uso durante vários anos, encontram-se registradas na memória do povo, que por falta de espaço, serão focalizadas em outra oportunidade.
Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 23/09/2006
Reeditado em 23/09/2006
Código do texto: T247319

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Amarú Inti Levoselo
Goiânia - Goiás - Brasil, 74 anos
91 textos (14587 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 23:00)
Amarú Inti Levoselo