Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A LOGOSOFIA E OS PENSAMENTOS



Um dos pilares da Logosofia – especialidade científica e metodológica que trata da reativação consciente do individuo - é sua concepção sobre o sistema mental constituído por duas mentes: uma comum, inferior, utilizada para a vida comum, a material, e que pode ser parcialmente organizada através dos estudos correntes nas escolas e universidades; outra superior, que transcende, e que existe em latência em todo o ser humano. É muito comum ouvir-se dizer que usamos um quase nada de nossa capacidade mental que equivale à esfera mental inferior que o homem tem utilizado há séculos para sua sobrevivência na terra. Já a esfera mental superior precisa ser ativada para que o homem transcenda os estados primitivos em que se encontra em permanente guerra consigo mesmo e com seus semelhantes.

Os conhecimentos apresentados pela Logosofia tendem ao desenvolvimento do sistema mental como um todo, organizando a mente inferior e desenvolvendo suas faculdades mentais superiores.

Se o ser humano continua se comportando como um selvagem, apesar de passados incontáveis séculos de aparente evolução, é porque não aprendeu a pensar, a reconhecer o Criador em tudo quanto existe, especialmente em seus semelhantes que deveria merecer o maior respeito por ser a vívida expressão do Criador que vive em tudo quanto existe.

Nestes tempos de violenta modernidade, o afastamento entre as pessoas e os povos é um distanciamento incompreensível provocado pela ignorância e por preconceitos seculares. O ser humano desentendeu-se consigo mesmo, com os semelhantes e com o planeta; as guerras têm suas causas neste desequilíbrio. As degradações das relações humanas são o sintoma do grande vazio promovido pela ausência da chama superior que todo o ser humano traz consigo, mas que jaz adormecida como a bela princesa dos contos infantis.

O espírito – essência superior da natureza humana – permanece incógnito à pessoa humana que não emprega suas faculdades mentais superiores.

Para ter um domínio sobre si mesmo e conquistar a capacidade de enfrentar as dificuldades que a vida apresenta, é necessário preparar a mente. Tal preparo nada tem a ver com a instrução que se recebe nas escolas cujo objetivo se limita à capacitação profissional. Essa educação é mais ampla e abrange a vida como um todo.

A Logosofia afirma que o ser humano vive em um mundo onde imperam os pensamentos; onde os homens têm a equivocada sensação de serem senhores de suas próprias vidas, dos acontecimentos e do próprio espaço físico que habitam. Em geral, são os pensamentos que perambulam pelo ambiente mental do mundo que governam a vida das pessoas. Veiculados pelos meios de comunicação, caminham de mente em mente, impressos em livros, provenientes, muitas vezes, de mentes exóticas cujos donos de há muito se decompuseram sob lajes ancestrais que não conseguiram sepultar as idéias e os costumes que compõem o grande cemitério das chamadas tradições.

Mas o que são os pensamentos? Sendo um produto da mente humana, não seríamos nós os seus senhores? Onde está o pensamento? Que sutil engenho poderia fotografá-lo? É invisível? A que mundo pertence?

A existência do pensamento como entidade psicológica, como agente da inteligência e promotor da felicidade ou da desdita do ser humano, segundo seja a sua natureza, é a prova mais cabal da existência de um outro mundo, o mental, absolutamente desconhecido pela maioria das pessoas.

Essas entidades invisíveis aos olhos físicos são perfeitamente palpáveis e visíveis aos olhos do entendimento, aos olhos da mente, desde que ela tenha sido convenientemente adestrada neste sentido.

O caminho da evolução consciente proposto pelo conhecimento logosófico exige que a mente humana seja preparada para o conhecimento e domínio dos pensamentos que nela atuam e capacitada para a criação de outros novos, pensamentos próprios, filhos mentais gerados e educados pelo indivíduo que, através deles, pode chegar a transcender ou sobreviver os curtos anos de sua existência física no planeta.

Desta maneira, o império dos pensamentos poderá ser substituído pelo império da inteligência e do espírito através da reversão desta condição humilhante em que a maioria das pessoas se encontra, escravizadas que estão pelos pensamentos que perambulam pelo mundo.

Nagib Anderáos Neto
www.logosofia.org.br



Nagib Anderáos Neto
Enviado por Nagib Anderáos Neto em 25/09/2006
Código do texto: T248817
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nagib Anderáos Neto
São Paulo - São Paulo - Brasil
366 textos (87982 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 11:44)
Nagib Anderáos Neto