Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
                             DAS COISAS DO ALTO 

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus”. (Col. 3,1).

Nós, seres humanos, fomos criados pelo Eterno para o Eterno, porém, com o pecado nos perdemos em labirintos racionais, contingentes e muitas vezes perversos, pois negamos com nossa razão a Deus que escapa das nossas medidas; por isso, São Paulo nos alerta: “Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, não às da terra. Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, vossa vida, aparecer, então também vós aparecereis com ele na glória”. (Gl. 3,1-4). 

O Evangelho também nos alerta para isso; Cristo fala conosco daquilo que conhece da parte do Pai e “aqueles que são de Deus ouvem a voz de Deus”, isto é, aqueles que se deixam conduzir pela vontade de Deus, que é Cristo, seguramente ouvem sua voz e põe-se a caminho rumo ao infinito de sua glória. Certamente não podemos medir a Deus e nem o seu poder, todavia, se quisermos a vida eterna temos que permanecer nele como os ramos permanecem na videira e dão frutos; e o nosso fruto nele, com certeza, é a vida em abundância, “eu vim para que tenham vida e a tenham em plenitude”. 

E agora eu pergunto: quem nesta vida nunca sofreu nenhuma tentação? Seja ela de ordem material, espiritual, moral, psíquica ou de que ordem for. Ora, se somos tentados é porque estamos agindo, de uma certa forma, segundo a vontade de Deus. Por isso continuo afirmando com São Paulo: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que ama a Cristo” ou ainda com São Tiago: “Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, quando for tentado, diga: ´É Deus quem me tenta’. Deus é inacessível (impenetrável) ao mal e não tenta a ninguém. Cada um é tentado pela sua própria concupiscência (devassidão), que o atrai e alicia. A concupiscência, depois de conceber, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”. (Tiago 1, 12-14). 

Ora, não existe a morte para Deus nem para aqueles que nele estão, apesar da fraqueza humana; isto porque, a nossa fé não se baseia na fraqueza humana, mas em Cristo, autor e consumador dessa mesma fé. (Cf. Heb. 12, 1). Por isso, irmãos e irmãs alimentemo-nos com o Corpo e o Sangue do Senhor que nos torna filhos e filhas de Deus, vencedores de todo pecado e de todo o mal. Assim, nele por ele e para ele chegaremos à felicidade dos justos, à glória dos eleitos que nos esperam. 

Viver das coisas do alto é viver o que Cristo diz no Evangelho de São Mateus: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e todas as coisas vos serão dadas em acréscimo”. (Mt. 6,33). “Senhor que a tua palavra transforma a nossa vida queremos caminhar com retidão na tua luz”. Assim seja! Vem, Senhor Jesus! VEM!!!

PAZ E BEM!
Frei Fernando,OFMConv.

Frei Fernando Maria
Enviado por Frei Fernando Maria em 27/09/2006
Reeditado em 27/09/2006
Código do texto: T250731
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Frei Fernando Maria
João Pessoa - Paraíba - Brasil, 57 anos
992 textos (215020 leituras)
87 áudios (18784 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 22:01)
Frei Fernando Maria

Site do Escritor