Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

PARECE, MAS NÃO É


Há muitas coisas que se parecem com outras mas não são iguais. Existem até homens que se parecem com animais, e animais que se parecem com os homens, ainda que não tenham nada a ver. Alguns animais são muito semelhantes com outros quando sem o seu couro. É o caso do gato e a lebre, a ovelha e o bode, etc.

Aliás, foi bem a propósito que disse Jesus: Cuidado com aqueles que vem vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Do ponto de vista alimentar, ou seja, como alimento, ambos são iguais, pois são limpos. Servem para o alimento do cristão. Entretanto, do ponto de vista comportamental, são totalmente diferentes. E Jesus que conhece todas as coisas, pois foi ele quem as fez, sabiamente se referiu a ambos e os tomou como exemplo. As ovelhas para simbolizar os seus, e os bodes para simbolizar aqueles que parecem seus, mas não são.

As ovelhas, sob o aspecto físico, são semelhantes aos bodes. Se misturarmos um rebanho de ovelhas e um de bodes, de longe parece tudo igual. E aquelas chegam até a coabitar pacificamente com os bodes por determinado tempo. Mais pela docilidade da ovelha que pelo bode. Mas chega o tempo em que não podem conviver juntas devido ao comportamento irrequieto do bode, que é impaciente, nervoso, escorneador. E não é somente essa caracteristica que os distinguem. A ovelha se alimenta de ervas tenras, enquanto que o bode come até roupa, arbustos espinhentos, casca de pau, etc.

Disse Jesus que, na sua vinda, ele irá apartar as ovelhas dos bodes. E às ovelhas, dirá: vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo, enquanto que aos bodes dirá: ides malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos.

Mas por que tomou Jesus esses animais para comparar o seu povo? Porque se parecem mesmo em todos os aspectos. Veja:
Com relação a pelagem, a sua cobertura, a sua vestimenta, ambos se parecem, bem como no  aspecto físico. Assim, os evangélicos se assemelham, nesse aspecto, aos cristãos. Alguns do sexo feminino usam roupas decorosas, cabelos grandes, não se adornam, nem maquiam, mas no aspecto alimentar comem de tudo, do limpo e do imundo, não fazem distinção e não atentam para o que instruiu o Senhor: Para que o meu povo saiba fazer distinção entre o santo e o profano, entre o limpo e o imundo.

Mas como disse Jesus, pelos frutos conhecereis a árvore, ou conhecereis a árvore pelos seus frutos. Convivendo com essas pessoas
saberemos o que são, se ovelhas, ou se bodes.

As suas próprias linguagens as denunciam. Até para o Senhor, dizem os bodes: Senhor! Eu não aceito.

Enquanto que as ovelhas, dizem: Senhor! Tem misericórdia. Os bodes ficam nervosos se não tem o que comer, enquanto que as ovelhas se resignam, e se humilham. No aspecto doutrinário, e principalmente neste, as ovelhas se distinguem muito bem dos bodes. Aliás disse Jesus muito sabiamente: As minhas ovelhas me conhecem e eu sou conhecido das minhas ovelhas. E isso é de fundamental importância, pois faz a real diferença. As Sagradas Escrituras dizem que nisto sabemos que o conhecemos: Se guardamos os seus mandamentos. E diz também que aquele que diz que conhece a Deus e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e com ele não está a verdade. I Jo. 2:3.

Temos ouvido diariamente, pessoas dando testemunho de que tiveram as suas vidas mudadas depois que conheceram a Jesus. Isso porque tomaram conhecimento de que Jesus é o único que liberta e salva. E que depois que se achegaram a Ele, tiveram significativa mudança em suas vidas. Ficaram libertas de vícios, enfermidades, opressões, etc. Mas muito desses ainda não foram libertos do pecado e da morte, pois não estão seguindo a Luz da Vida, a lei do espírito de vida, os mandamentos ou lei do Senhor. São semelhante aos leprosos aos quais Jesus limpou, mas que somente um voltou para lhe agradecer. E disse Jesus: Mas não eram dez? Onde estão os nove? Só voltou este estrangeiro para me agradecer?

Quando Jesus esteve aqui cumprindo o seu ministério terrestre, ele curou milhares, mas os seus discípulos eram poucos, e menos ainda os seus apóstolos. Alguns dos seus discípulos depois de terem ouvido um dos seus discursos, se afastaram dele e o deixaram.

Mas muitos seguiam a Jesus por interesse. Disse ele: Vós me procurais porque comestes e ficastes saciados. Assim também é hoje. Muitos o seguem por interesses materiais, e querem casas carros, e bens. Enquanto que Ele disse que a vida de uma pessoa não consiste naquilo que ela possui.

Muitos o deixam quando ouvem o discurso que diz: Quem quiser ser meu discípulo negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. E ao que te ferir numa face, entrega a outra. Se tirarem o que é teu não voltes a pedi-lo. E assim como quiserem que os homens vos tratem, tratai os homens. Amai os que vos perseguem, e orai pelos que vos perseguem. Assim sereis filhos do altíssimo.

Inúmeros dão testemunho dos favores recebidos de Jesus, mas negam-no quando rejeitam a sua lei, pois são fora-da-lei, como os gentios. Alguns até se gloriam pelos favores recebidos, como se fosse mérito próprio. Dizem que honram ao Senhor com as suas posses, mas o desonram pela transgressão da lei. Querem libertar aos outros quando nem eles mesmos são libertos, pois não observam a lei do espírito de vida, que liberta o homem da lei do pecado e da morte.

A ovelha é mansa, pacífica, humilde, cordata, submissa, singela. O bode, irrequieto, nervoso, impaciente, imoderado, arrogante, exigente, etc., etc.

Para que você não fique à esquerda naquele dia, no dia da apartação, torne-se ovelha. Atente para o que diz a Escritura:” Vós, mansos da terra, buscai a mansidão”. E conheça o seu Deus, guarde os seus mandamentos, para que você não venha a ouvir a expressão: Não vos conheço. Apartai-vos...
oliprest
Enviado por oliprest em 27/09/2010
Código do texto: T2522763
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 64 anos
1253 textos (114652 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 31/10/14 22:22)
oliprest



Rádio Poética