Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ESFORÇAI-VOS


         Desde os tempos antigos, ao tempo do povo de Israel nominal, os hodiernamente chamados judeus, que Deus, pelos seus servos os profetas, concita o seu povo para se esforçar.

         Ao assumir Josué a liderança do povo de Israel, após a morte de Moisés, o Senhor disse a Josué: “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que Eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como disse eu a Moisés. … não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então prudentemente te conduzirás. Não te mandei Eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Js. 1:2-9.

         Nada obstante Josué ser um servo valoroso, obediente, temente e dedicado, homem de fé, ainda assim o Senhor lhe instruiu a que fosse esforçado a fim de cumprir tudo o que havia sido instruído a Moisés na lei dele. Por isso o Senhor lhe disse que não se apartasse da sua boca o livro daquela lei, mas que meditasse nele dia e noite, para que tivesse cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito. versículo 8.

         Davi, instruindo a seu filho Salomão, disse-lhe: “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra”. I Cr. 28:9-10.

         Noutra ocasião, o Senhor enviou o Seu Espírito sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa Rei de Judá, e disse-lhe: “Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamin: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará… Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa”. Ouvindo pois Asa estas palavras, e a profecia do profeta, filho de Obede, esforçou-se, e tirou a abominações de toda a terra de Judá e de Benjamin, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efrain; e renovou o altar do Senhor que estava diante do pórtico do Senhor. … e entraram no concerto de buscarem o Senhor, Deus de seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma”. II Cr. 15:1-2, 7, 8 e 12.

         Na promessa de edificação da nova terra, diz o Senhor pelo profeta Isaías: “Confortai as mãos fracas, e fortalecei os joelhos trementes. Dizei aos turbados de coração: Esforçai-vos, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; Ele virá, e vos salvará”. Is. 35:3-4.

         O Senhor até hoje tem mandado ao seu povo que se esforce, pois aqui não é o nosso descanso. Mas alguns têm se agarrado na passagem bíblica que diz descansa no Senhor, espera nEle. Sl. 37:7. E não discernem sobre esse descansar.

         Quando o Senhor diz: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei; e tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e  humilde de coração, Ele está mandando deixar o fardo de pecados e tomar o seu jugo que é os seus mandamentos, que não são pesados. Pois disso ele fala assim: “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei de tua mão. Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, isso te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei a luz; e as repreensões da correção  são o caminho da vida”. Pv. 6:20-23. E: “Porque este  é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados”. I Jo. 5:3.

         Mas para isso é preciso que haja esforço, pois Ele também disse que o reino dos céus é ganho com esforço. Lc. 16:16 ú.parte.

         Dando testemunho dos herdeiros da fé, o missivista aos hebreus fala que eles da fraqueza tiraram forças. E como é isso possível? É como diz o apóstolo Paulo: “Que esmurrava o seu corpo reduzindo à servidão, a fim de que, depois de ter pregado aos outros ele não viesse a ser reprovado”. E isso como ele diz em outra escritura: em jejuns muitas vezes, em vigílias muitas vezes, etc. É essa fraqueza que dá forças.

         Portanto, esforçai-vos e Ele fortalecerá o vosso coração. Diga o fraco: eu sou forte. E: tudo posso naquele que me fortalece. Levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está perto.
oliprest
Enviado por oliprest em 29/09/2010
Código do texto: T2526954
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 64 anos
1271 textos (115643 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/11/14 14:36)
oliprest



Rádio Poética